Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 7º

Edição

Tesla Model X: Um 'gigante' silencioso e (muito) rápido

O SUV da Tesla é um prazer de conduzir mas o design espaçoso pode ser enganador.

Notícias ao Minuto

11:13 - 04/12/18 por Miguel Patinha Dias 

Tech Teste

Há poucas coisas que se equiparam à tranquilidade e serenidade que é conduzir um Tesla. Se isso era evidente com o Model S, é impressionante constatar que ‘feeling’ se mantém no gigantesco SUV que é o Model X. Desde o tamanho das jantes, passando pelo comprimento e largura do carro, o Model X dá nas vistas e pode ser um verdadeiro pesadelo de conduzir nas apertadas ruas de Lisboa.

Nem as portas traseiras Falcon ajudam a amenizar o aspeto colossal do Model X. Bastará abri-las pela primeira vez para ter dúvidas se escolheu o carro certo. Mesmo quem tenha garagem poderá querer pensar duas vezes e certificar-se se tem espaço suficiente para acolher este modelo da Tesla. Mas é bom reforçar: É verdadeiramente impressionante constatar que um carro tão grande como o Model X se possa conduzir de uma forma tão agradável.

O facto de o Model X ser um carro grande não é um ponto negativo. Porém, comparando com o Model S – mais esguio e elegante – parece que o Model X não foi alvo de tanta atenção. Parece sim um Model S mais ‘inchado’ sem as respetivas elegâncias. O design terá certamente os seus fãs mas fica a ideia que podia ter sido feito mais com o Model X.

O tamanho exterior do Model X tem a vantagem de ter um interior extremamente espaçoso, o que torna as viagens maiores mais agradáveis. Seja no lugar junto ao condutor ou nos assentos traseiros, todos têm espaço para estarem confortáveis dentro deste Tesla. O material usado, ainda que não seja digno de grande distinção, é funcional e consegue resistir bem a calor.

Mas o pormenor que fica na memória deste Model X é mesmo o para-brisas frontal, que se estende até quase um quarto do teto para dar uma vista que vale a pena ser admirada (com cuidado) pelo condutor. Enquanto conduzíamos por Monsaraz passamos por um período de chuva e pudemos admirar as gotas a percorrer todo o vidro num efeito que até hoje deixa saudades.

Esta tranquilidade do interior é ajudada pelo silencioso motor elétrico que, em contraste, revela um poder sempre surpreendente. Estar ao volante de um SUV como este Model X e ir dos 0 aos 100km/h em menos de três segundos tem tanto de aterrador como de estimulante. A calma perde-se ligeiramente e dá lugar a cautela com os travões, demasiado suaves para dar confiança sem uma experiência prolongada.

Experiência VIP?

Uma das críticas feitas recorrentemente a carros elétricos está na autonomia e no tempo que se demora a recarregar o carro. Com a autonomia deste Tesla Model X não terá de estar sempre a pensar em recarregá-lo mas, quando o tiver de fazer, é bem provável que fique tenha uma experiência.

Durante a nossa viagem tivemos oportunidade de recarregar o Model X no posto Supercharger de Montemor-o-Novo, tendo assim o tempo de recarregamento mais baixo possível. Estivemos quase 30 minutos neste ponto, tempo suficiente para descansar junto às vinhas do L'and Vineyards e desfrutar da vista e do silêncio que se fazia sentir.

É durante este período que quererá desfrutar do gigante ecrã sensível ao toque de 17 polegadas. A interface, estranha a início, rapidamente se mostra acessível e não tardará em ligar-se ao Spotify ou até descobrir os muitos segredos escondidos no carro. Até pode usar o painel de controlo como a sua própria tela de pintura e submeter as suas ‘obras de arte’ para a Tesla.

O bom estado dos carregadores atesta ao cuidado dos condutores da Tesla e a atenção que a marca lhes dá, mesmo numa situação que faria com que a maioria dos condutores entrasse em estado de fúrias. Afinal, quem gosta de ficar à espera num posto de combustível? Com a Tesla tivemos uma experiência marcadamente diferente e uma que nem causa transtorno de repetir.

Abrir caminho para o Model 3

Por esta altura o Tech ao Minuto teve oportunidade de experimentar tanto o Model S como o Model X, modelos com um posicionamento marcadamente diferente que o Model 3. O mais recente carro da marca liderada por Elon Musk já chegou a Portugal e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2019.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório