A FEVIP, GEDIPE e MAPINET vão apresentar um processo no TPI com o objectivo de obrigar os operadores, ISP e outras empresas, a aplicarem filtros que impeçam o acesso aos sites de partilha dos vídeos mais populares da internet.
Um dos alvos escolhidos da livre partilha de ficheiros é o Pirate Bay. O que pelo ranking Alexa, os sites Wareztuga, BTNext ou FirstRow podem ser os próximos alvos de bloqueio.
"Temos ainda de resolver algumas questões técnicas e jurídicas, mas prevemos entregar esta providência cautelar no TPI até ao final de 2013", confirma o presidente da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (conhecida como FEVIP) e director-geral da Associação para Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE), Paulo Santos.
A filtragem dos sites da internet classificados como piratas, segundo a Exame Informática apurou, é feita com base nos números de IP usados em Portugal.
Paulo Santos admite ainda que outras associações que representam autores e produtores de conteúdos possam vir a apoiar a providência cautelar que deverá ser entregue no TPI até ao final de 2013.