Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

O Facebook vai avaliar se os seus utilizadores são ou não de confiança

A rede social confirmou que o sistema avalia os utilizadores numa escala de zero a um.

O Facebook vai avaliar se os seus utilizadores são ou não de confiança

A gestora de produto do Facebook, Tessa Lyon, confirmou em entrevista ao The Washington Post que a rede social avalia se os seus utilizadores são ou não de confiança. Apesar desta confirmação, a executiva não revela os critérios que levam à determinação se a rede social pode confiar num utilizador específico, apontando que se o fizesse estaria a colocar o sistema em causa.

Apesar disso, Lyon revela que o sistema de avaliação de confiança tem uma escala de zero a um e leva em conta se alguém costuma denunciar publicações. Esta é a única métrica conhecida deste sistema e, ainda assim, não nos permite saber como a confiança é verificada.

Denunciar uma publicação por ser falsa não significa que alguém comece a ser tido como alguém de confiança pelo Facebook, até porque essa denúncia pode ser apenas motivada por divergência ideológica. “Gosto de fazer a piada que, se as pessoas denunciassem apenas as coisas que eram mesmo falsas, este trabalho seria tão fácil! As pessoas costumam denunciar coisas apenas porque discordam com elas”, explicou Lyon.

Apesar de o sistema continuar um mistério, nota o The Next Web que a revelação da existência desta iniciativa está com certeza relacionada com a aproximação das eleições intermediárias nos EUA. Com a polémica resultantes das eleições presidenciais de 2016 e das múltiplas acusações de o Facebook ter ajudado a um resultado alegadamente manipulado, não admira que a tecnológica queira prevenir uma situação semelhante.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório