Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 37º

Autárquicas reforçam 'casamento' entre partidos da maioria

A direita parte para as eleições autárquicas de Setembro com um reforço do número de coligações. Em relação a 2009, são mais 22 as coligações que o PSD faz com o CDS, Partido Popular Monárquico (PPM) e Movimento do Partido da Terra (MPT). Cenário inverso acontece à esquerda, revela hoje o Diário de Notícias, com PS e Bloco a unirem forças apenas na Madeira.

Autárquicas reforçam 'casamento' entre partidos da maioria
Notícias ao Minuto

09:37 - 07/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Cerca de um terço das candidaturas do PSD às próximas eleições autárquicas são em coligação, sendo 88, das 103 registadas no Tribunal Constitucional, com o CDS, partido que integra a coligação governativa. Este número, salienta o Diário de Notícias (DN), representa mais 19 do que no último acto eleitoral para os municípios realizado em 2009.

Uma das coligações de maior destaque é a de Lisboa, com PSD e CDS juntos no apoio à candidatura de Fernando Seara. O mesmo não sucede na segunda maior autarquia do País, com o PSD a apoiar Luís Filipe Menezes, e o CDS o independente Rui Moreira.

Aliás, o CDS integra, este ano, oito concelhos em que apoia oficialmente candidatos independentes e concorre a mais 25 municípios do que há quatro anos, destaca o DN.

Já a esquerda não segue o mesmo rumo. As únicas excepções são as duas candidaturas à Câmara do Funchal e de Câmara de Lobos, na Madeira, com o PS e o Bloco a unirem esforços para conquistar os municípios ‘laranjas’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório