"A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) vem mais uma vez alertar para o facto da situação relativa à carreira da inspeção das pescas da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos continuar sem resolução à vista. Desde há vários anos que estes trabalhadores aguardam pela revisão da carreira e pela aprovação do respetivo estatuto, o que até agora não se concretizou", disse, em comunicado, o PEV.
"Os Verdes" alertam para que, de acordo com o sindicato, já foram ultrapassados todos os prazos "para que a tutela apresentasse uma proposta de revisão da carreira".
"De outubro a dezembro do ano anterior, os inspetores das pescas promoveram ações de luta, através da greve ao trabalho prestado para além da duração diária e ao trabalho suplementar, de modo a exigir ao Governo a negociação da reestruturação das atuais carreiras de inspeção das pescas e do estatuto da nova carreira. Os inspetores reivindicam que o estatuto consagre o reforço das suas competências de investigação criminal, um regime próprio de horário de trabalho e um suplemento de risco, penosidade e insalubridade", lê-se no documento.
Desta forma, o PEV pretende saber quais os motivos que justificam o facto de ainda não ter sido apresentada uma proposta de revisão de carreira da inspeção das pescas, bem como para quando prevê o Ministério do Mar apresentar a mesma.