Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Palavras de Cristas sobre a seca são "lamentáveis e oportunistas"

O ministro da Agricultura deixou clara a sua opinião sobre as declarações de Assunção Cristas.

Palavras de Cristas sobre a seca são "lamentáveis e oportunistas"
Notícias ao Minuto

18:41 - 05/06/17 por Inês André de Figueiredo

Política Capoulas Santos

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, considera “lamentáveis e absolutamente oportunistas” as palavras de Assunção Cristas sobre a “situação de seca em Portugal”.

Em comunicado enviado às redações, o responsável pela pasta da Agricultura recordou a antiga ministra sobre apoios dados pelo Estados. “Como a senhora bem sabe, ou deveria saber, já em outubro de 2016 foi adotado um conjunto de medidas de apoio, no montante de três milhões de euros, que beneficiaram os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa”, disse Capoulas Santos em palavras dirigidas à candidata do CDS à Câmara Municipal de Lisboa.

Mais ainda, “o Conselho de Ministros aprovou, em 11 de maio, ‘a criação de uma comissão permanente para prevenir, monitorizar e acompanhar os efeitos da seca e para elaborar um plano de contingência e estabelecer eventuais medidas preventivas’”, acrescenta a mesma nota.

O Ministério da Agricultura frisou ainda que “está a monitorizar o território agrícola quinzenalmente e a realizar um levantamento exaustivo desta matéria, que está em permanente atualização”, com o ministro a garantir que “no momento próprio, com rigor e seriedade, irá adotar as medidas que a situação for progressivamente justificando”.

Deste modo, Capoulas Santos lamentou “a postura da deputada centrista” e acusou-a de estar a “utilizar a ansiedade e a preocupação dos agricultores para fazer um exercício de prova de vida, e até como argumento de campanha eleitoral, o que é a todos os títulos uma forma de fazer política que eu recuso e que este Governo jamais fará”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório