Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vem aí o "ano de todas as oportunidades" para estancar "hemorragias"

Carlos Zorrinho enumera a série de desafios que o Governo vai encontrar em 2017 e aponta alguns dos atalhos para o sucesso.

Vem aí o "ano de todas as oportunidades" para estancar "hemorragias"
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/08/16 por João Oliveira

Política Socialistas

O próximo ano é, na ótica de Carlos Zorrinho, “o ano de todas as oportunidades”. Com isto, o socialista quer dizer que Portugal tem uma série de desafios pela frente que, a serem superados, irão fazer estancar a “hemorragia de vontade e de capital social provocada pela direita cessante”.

No texto que assina no site Acção Socialista, o eurodeputado salienta a força do Governo em ter “confrontado a União Europeia com as distorções das suas análises e propostas” e ter “integrado uma coligação que aposta na mudança das estratégias e prioridades” do espaço europeu.

Contudo, 2017 será um ano “fundamental” para “consolidar a esperança e o posicionamento de Portugal na UE” e para conseguir “uma vitória sólida [do PS] nas eleições autárquicas”, avalia.

Para isso, sublinha, “as reformas estruturais enunciadas no Programa Nacional de Reformas terão que ter uma concretização profunda e sincronizada, ultrapassando bloqueios, afirmando escolhas, desatando os nós dos que preferem mudar os discursos a mudar as práticas concretas”.

A não concretização das propostas enunciadas pelo Governo, diz Carlos Zorrinho, não permitirá assegurar a sustentabilidade macroeconómica” do país. "Temos de qualificar os portugueses e apostar na inovação na economia para gerar as competências necessárias para que Portugal se afirme como um laboratório vivo da economia colaborativa do futuro", acrescenta.

“São desafios difíceis sem dúvida, mas são grandes oportunidades de fazer diferente e mobilizar Portugal para vencer”, diz ainda o eurodeputado, em jeito de conclusão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório