Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

"A chaga dos incêndios florestais" e "exercícios de ilusão política"

Vital Moreira defende que o problema dos incêndios em Portugal muito se deve às extensas áreas de eucaliptos que alimentam a indústria de celulose. Por isso, para falar a sério de prevenção aos fogos, acredita, seria preciso "reverter de vez a política florestal".

"A chaga dos incêndios florestais" e "exercícios de ilusão política"
Notícias ao Minuto

06:50 - 17/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

O socialista Vital Moreira comentou a situação dos incêndios em Portugal, relacionando o problema com o facto de “ao longo de décadas” termos “inundado o país com uma floresta ao serviço da indústria de celulose, com enormes extensões contínuas de pinheiros e sobretudo de eucaliptos, sem paralelo em qualquer outro país europeu”.

O jurista estima que, nos últimos anos, o eucalipto tenha ocupado “mais de metade de todas as novas plantações florestais” em Portugal.

“Enquanto a indústria de celulose realiza pingues lucros e os proprietários fundiários retiram fáceis rendas, o país paga centenas de milhões de euros por ano na prevenção e no combate aos incêndios, sem contar com os demais custos humanos e ambientais (erosão e degradação da paisagem)”, critica Vital, num artigo publicado no blogue Causa Nossa.

Daquilo que o socialista observa, se não existir uma reversão da política florestal, não se poderá falar em prevenção e combate contra os fogos:

Sem reverter de vez a política florestal, pondo termo à eucaliptização selvagem do país, todos os planos de prevenção e de luta contra os incêndios estão votados ao fracasso, não passando de exercícios de ilusão política”, termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório