Ao contrário do habitual, António Costa fará a sua intervenção de fundo política logo no primeiro dia de trabalhos das jornadas parlamentares, durante a sessão de abertura, e não no encerramento, que acontecerá ao fim do dia.
Em declarações aos jornalistas, na sexta-feira na Assembleia da República, o líder da bancada socialista, Carlos César, justificou a escolha dos Açores para palco das Jornadas Parlamentares do PS "por duas razões dominantes".
"Uma porque se trata de ano eleições e o PS quer demonstrar apoio aos seus camaradas açorianos, entre os quais eu próprio. Mas também porque os temas escolhidos para as jornadas parlamentares encontram nos Açores um cenário natural e óbvio", defendeu o líder da bancada socialista.
Carlos César adiantou que, durante os trabalhos, serão discutidos temas referentes ao turismo, ao setor agrícola, à economia do mar e às questões europeias.
Além de António Costa discursa também Carlos César, após breves palavras de boas vindas a cargo do líder da bancada socialista na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Berto Messias.
A seguir, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, os deputados socialistas discutem economia do mar.
Na parte da tarde, o tema em debate será o do turismo - painel que terá a participação da secretária de Estado deste setor, Ana Mendes Godinho.
Antes do jantar, a bancada do PS terá ainda um debate sobre agricultura, com o secretário de Estado Luís Vieira e com o ex-eurodeputado socialista Luís Paulo Alves.