Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

PCP questiona Governo sobre dificuldades de voto por emigrantes

O PCP alertou hoje para a falta de informação que dificultou o exercício do voto por emigrantes portugueses, questionando o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre que medidas pretende adotar para garantir que seja prestada informação em tempo útil.

PCP questiona Governo sobre dificuldades de voto por emigrantes
Notícias ao Minuto

16:19 - 15/04/16 por Lusa

Política Carla Cruz

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida ao ministro Augusto Santos Silva, a deputada comunista Carla Cruz relata ter conhecimento de casos de "insuficiente resposta" das embaixadas e consulados a pedidos de portugueses no estrangeiro relativamente a atos eleitorais.

"Nas últimas eleições para a eleição do Presidente da República, foram pedidos esclarecimentos quanto aos procedimentos de exercício de voto antecipado ao consulado-geral de Portugal em Londres que não obtiveram qualquer resposta atempada. Ao mesmo tempo foram feitas tentativas telefónicas que igualmente não surtiram efeito", refere a deputada do PCP.

Num dos casos, exemplifica, um cidadão recebeu uma resposta às solicitações no dia 21 de janeiro, depois de ultrapassado o prazo de exercício do voto antecipado, informando do local da votação e dos contactos do consulado respetivo.

"A falta de informação dos consulados, embaixadas e mesmo do Portal das Comunidades Portuguesas levou a que cidadãos portugueses se tivessem dirigido a locais errados para votar e fora do prazo (no caso do voto antecipado), que se encontrassem indevidamente inscritos ou com documentação em falta", acrescenta o PCP.

Os deputados comunistas querem saber se o ministro tem conhecimento destas situações e que medidas tenciona tomar para que seja disponibilizada nas embaixadas e nos consulados, "conforme imperativo legal, a informação necessária prestada em tempo útil, a todos os cidadãos portugueses que residam ou trabalhem no estrangeiro de forma a que, querendo, possam exercer o seu direito de voto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório