Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Costa quer "maquilhar o Orçamento mais falacioso de que há memória"

Juventude social-democrata reage aos vídeos de António Costa, que, considera a JSD, têm "demasiada cosmética" quanto às contas do Orçamento do Estado.

Costa quer "maquilhar o Orçamento mais falacioso de que há memória"
Notícias ao Minuto

12:20 - 16/02/16 por João Oliveira

Política JSD

A Juventude Social-Democrata (JSD) reagiu aos vídeos feitos por António Costa a explicar as contas do Orçamento do Estado para 2016, gravações essas que a JSD descreve como uma tentativa de “maquilhar o Orçamento do Estado mais falacioso de que há memória”.

Num comunicado enviado às redações, a nova geração dos sociais-democratas sublinha que este é um Orçamento que “aumenta a carga fiscal sobre todos os portugueses” e que “vem descaradamente fingir que a austeridade acabou”.

O documento entregue em Bruxelas, dizem, foi elaborado com “demasiada cosmética” nas contas do ministro das Finanças Mário Centeno.

“Ao dizer que o Executivo reduz o IRS a 99,7% dos portugueses, o chefe de governo ilude-nos. A verdade é que 52,6% dos portugueses já se encontram isentos de IRS. Quando diz que baixa o IVA da restauração mas, “em contrapartida”, fez subir impostos especiais sobre o consumo, Costa troça na nossa cara. É que os impostos sobre o consumo são cegos, pagos pela generalidade dos contribuintes individuais e coletivos. Ou seja, o pobre paga o mesmo que o milionário”, exemplifica a JSD.

Partindo do ponto base que é o facto de todo “esse dinheiro vir do bolso das pessoas e das empresas”, a JSD conclui que “os filmes” do primeiro-ministro são a materialização da prova que António Costa quer “comprar os portugueses, enganando-os”.

“A esperança de Costa é que estes não percebam à primeira vista que a carga fiscal aumentou e pensem que a austeridade chegou ao fim. O primeiro-ministro pode considerar-se um grande cineasta mas o preço a pagar é bem caro. A JSD acredita que os portugueses não se deixarão iludir”, termina o documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório