Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

O património secreto da Opus Dei

Uma escola superior, um hotel, uma financeira, uma escola de futebol, e dezenas de outros imóveis, são algumas das estruturas controladas pelos mais de 1500 membros da Opus Dei. Um património muito vasto e diversificado, avaliado em mais de 50 milhões de euros, revela esta segunda-feira o Diário de Notícias (DN).

O património secreto da Opus Dei
Notícias ao Minuto

07:35 - 28/01/13 por Notícias Ao Minuto

Política Igreja

O DN publica hoje mais dados sobre a Opus Dei, nomeadamente em relação ao seu património que abarca colégios, prédios, um hotel, terrenos, uma escola de futebol, palacetes de associações e cooperativas, uma escola superior e até uma sociedade de capital de risco, entre outros.

De salientar porém que no registo comercial, a organização só é proprietária de três jazigos, sendo essas diversas estruturas propriedade da Fundação Maria Antónia Barreiro, como confirmaram administradores da Opus Dei ao jornal.

Assim sendo, e avaliando todas estas estruturas, o valor do património da Opus Dei, mas declarado às Finanças pela fundação, ultrapassa os 50 milhões de euros. O DN sublinha aliás que a organização já foi alvo de acusações públicas por tentativa de ocultação de riqueza.

Mas o presidente da Opus Dei em Portugal, José Rafael Espírito Santo, garante que “ninguém nega” a ligação a essas estruturas, justificando tratar-se de “uma questão de princípio, não de estratégia” porque quem gere esse património, disperso pelo País, são membros da Opus Dei o que, portanto, “significa uma aposta na responsabilidade dos leigos”.

Dados do Governo indicam que, acrescenta o DN, o património da Fundação Maria Antónia Barreiro está avaliado em 41,85 milhões de euros, quase mais 1200% desde que há instituição foi criada há 27 anos.

A juntar a este já vasto património, em breve, a Opus Dei vai “construir uma residência nova na Alameda da universidade em Lisboa (…) que será denominada Colégio Universitário dos Álamos”, e cujo terreno custou dois milhões de euros.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório