Arcebispo de Braga pede ao Governo medidas de apoio à natalidade

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, apelou este sábado ao Governo para “encarar de frente” o problema da diminuição da natalidade e procurar “com objectividade” medidas de apoio à maternidade.

--

©

Lusa
15/12/2012 15:32 ‧ 15/12/2012 por Lusa

Política

Maternidade

O apelo, feito em declarações à Lusa, será repetido no domingo, durante uma missa na Sé Catedral de Braga, em que Jorge Ortiga procederá à “bênção das grávidas”.

Jorge Ortiga lembrou que Portugal está “na cauda da Europa em termos de índices de natalidade”, sublinhando que “a regressão demográfica deve ser preocupação de todos os portugueses”.

Apelou ao Governo para “que encare de frente esta diminuição da natalidade e procure com objectividade políticas de apoio à maternidade, porque são absolutamente necessárias”, nomeadamente para assegurar a sustentabilidade do Estado social.

Como alertou, “se não houver gente a contribuir” não será possível assegurar “um Estado social responsável pela velhice, que dê a cada um a legítima recompensa pelo trabalho que fez em prol da nação”.

A “bênção das grávidas” surge a propósito da Festa de Nossa Senhora da Expectação ou da Senhora do Ó, que no rito bracarense se celebra a 18 de Dezembro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas