Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Aumentar impostos é mais fácil do que atrair investimento"

O antigo ministro da Defesa, Luís Amado, escreve esta quinta-feira na sua coluna de opinião na revista Visão que ?aumentar impostos é mais fácil do que atrair capital e investimento produtivo?. No mesmo texto, o ex-governante alerta para o ?eixo Paris-Roma? que poderá ?pôr à prova a nova Comissão?.

"Aumentar impostos é mais fácil do que atrair investimento"
Notícias ao Minuto

16:25 - 09/10/14 por Patrícia Martins Carvalho

Política Luís Amado

Luís Amado escreve esta quinta-feira no seu texto de opinião, na revista Visão, que atualmente “aumentar impostos e cortar despesa é mais fácil do que atrair capital e investimento produtivo”.

“É este o problema quando se pensa em crescimento económico hoje, perante os constrangimentos das finanças públicas europeias”, refere.

Para o antigo ministro da Defesa, a “crise da dívida soberana voltará a reabrir-se e o espetro da desintegração regressará”, se não se tiver em conta a “necessidade urgente de mais crescimento e de mais inflação”. Contudo, sublinha, esta é uma preocupação que “toda a gente reconhece”.

E alerta: “A atual acalmia dos mercados pode ser ilusória”.

Relativamente ao “eixo Paris-Roma”, Luís Amado acredita que “pode pôr à prova a nova Comissão e, em última instância, a reação dos mercados”.

Este “eixo”, explica, surge porque a França anunciou um novo adiamento do objetivo de redução do défice. Mas para o socialista, o pedido francês é “não uma prorrogação de datas mas [um pedido de] adaptação das regras”. Uma intenção, que sublinha, conta com o apoio de Itália.

Perante a posição do eixo, considera, “é compreensível a inquietação de Merkel e de Schäuble (ministro das Finanças alemão)”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório