Procurar

PS diz que é "única alternativa", PSD pede humildade a "assumir derrota"

O PS considerou hoje ter saído das autárquicas como a "única alternativa ao bloco de direita que governa o país", com o PSD a pedir humildade aos socialistas "para assumirem a derrota" nas eleições de domingo.

PS diz que é "única alternativa", PSD pede humildade a "assumir derrota"

© REUTERS/Pedro Nunes

Lusa
15/10/2025 16:24 ‧ há 14 horas por Lusa

Política

Autárquicas

As eleições autárquicas chegaram hoje ao parlamento no momento das declarações políticas que decorrem esta tarde no plenário e geraram uma acesa troca de argumentos, sobretudo entre o PS, PSD e Chega.

 

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, afirmou que os socialistas tiveram nestas autárquicas "mais 400 mil votos que nas legislativas", onde o partido "teve um dos seus piores resultados de sempre", constituindo-se, "aos olhos dos portugueses, como a única alternativa ao bloco de direita que governa este país".

Eurico Brilhante Dias considerou que "as vitórias e as derrotas eleitorais são, no jogo democrático, felizmente, sempre uma fase transitória", apontando a confiança "de mais de 1,8 milhões de eleitores, aproximadamente o mesmo número que em 2021", e o facto de ter sido o partido que "mais câmaras conquistou sozinho, sem coligação".

Na resposta, o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, defendeu que o socialista devia ter tido "o respeito de cumprimentar o único vencedor que é o PSD" e desejou que os socialistas continuassem a "comemorar vitórias do Pirro".

"Por escassos momentos, eu pensei mesmo que estava a ouvir o PCP daquela bancada. Esses são sempre os que ganham. Não estava habituado a estas vitórias do PS", disse, recomendando ao PS "humildade" e considerando que teria ficado melhor ao partido liderado por José Luís Carneiro que assumisse "de uma vez por todas a derrota".

Sobre o Chega, Eurico Brilhante Dias tinha dito que "o PS hoje tem mais 40 vezes presidências de câmara que a extrema-direita parlamentar". 

"A piada faz-se sozinha. O Chega foi o grande derrotado, uma copiosa derrota eleitoral a 12 de outubro de 2025", acusou.

O líder parlamentar do PS ironizou e, voltado para a bancada do Chega, disse ser "um gosto" ver muitos dos que foram candidatos pelo Chega às câmaras "sentados derrotados". 

"Senhores deputados, vistos de perto, ao pé, localmente, os eleitores afastam-vos do poder, arrumam com o Chega", atirou.

Na resposta, o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, considerou que declaração do PS foi a "parte cómica do debate" e apresentou os números do aumento de votação e de eleitos do Chega, bem como a conquista de três câmaras.

Pedro Pinto defendeu que o PS perdeu as eleições e usou a expressão de Carneiro na noite eleitoral: "o PS está de volta a perder eleições outra vez".

Leia Também: Número de mulheres autarcas quase duplicou, mas está longe da paridade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10