O almirante Henrique Gouveia e Melo continua a ser o favorito dos portugueses para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais, marcadas para 18 de janeiro. No entanto, está abaixo da fasquia dos 30% e encontra-se em empate técnico com Luís Marques Mendes.
Segundo a mais recente sondagem da Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O JOGO, divulgada esta segunda-feira, Gouveia e Melo soma 26,9% das intenções de voto, enquanto o ex-líder do Partido Social Democrata (PSD) soma 20,3% — uma diferença de 6,6 pontos percentuais, dentro da margem de erro.
Em terceiro lugar surge António José Seguro, com 18,4%, seguido de André Ventura, com 13,9%.
Já baixo dos 10% aparecem João Cotrim de Figueiredo (9,1%), Rui Tavares (2,9%), António Filipe (2,5%) e Catarina Martins (1,9%).
E o que aconteceria na segunda volta?
Num cenário de segunda volta, Gouveia e Melo venceria contra os principais adversários, mas com margens diferentes. De acordo com a sondagem, contra Marques Mendes, teria 42% dos votos face a 37%. Frente a António José Seguro, a vantagem seria semelhante: 44% contra 37%.
Com André Ventura, a vitória seria mais expressiva, de 63% contra 15%. Aliás, o líder do Chega surge derrotado em todos os confrontos simulados.
Por outro lado, Marques Mendes venceria António José Seguro por uma diferença reduzida de três pontos percentuais numa eventual segunda volta.
Gouveia e Melo é o candidato com menor taxa de rejeição
O antigo Chefe do Estado-Maior da Armada continua a ser o candidato com maior firmeza de voto, com 57% dos inquiridos a admitir votar nele, e também o que apresenta menor taxa de rejeição (40%).
Segue-se Marques Mendes, com 53% de potencial de voto e 44% de rejeição, e António José Seguro, com 51% e 45%, respetivamente.
Os restantes candidatos registam uma alta taxa de rejeição, sobretudo Joana Amaral Dias e Catarina Martins.
A análise da sondagem revela ainda que Gouveia e Melo atrai eleitores de vários quadrantes partidários, enquanto Seguro retém 40% dos votantes do PS e Marques Mendes garante 36% dos da AD. Entre os eleitores do PS e da AD encontra-se também o maior número de indecisos.
Segunda sondagem em dois dias a dar empate técnico entre Gouveia e Melo e Marques Mendes
No domingo, outra sondagem, da Intercampus para o Correio da Manhã e a CMTV, revelou também que Henrique Gouveia e Melo mantém-se à frente, mas com uma vantagem mínima sobre Luís Marques Mendes e André Ventura.
Os três candidatos surgem separados por cerca de dois pontos percentuais, diferença que fica dentro da margem de erro de 3,5%, configurando também um empate técnico.
Neste cenário, António José Seguro desce para o quarto lugar, praticamente empatado com João Cotrim Figueiredo.
Gouveia e Melo venceria também todos os duelos numa segunda volta, mas o confronto com Marques Mendes seria o mais apertado, com menos de um ponto percentual de diferença. Já André Ventura perderia em todos os cenários.
Leia Também: Imigração? "Se calhar a emoção vence, mas eu jogo com lógica"