Falando aos jornalistas na sede da IL, Mariana Leitão considerou que se verificou um "resultado extraordinário" do partido, num momento em que os "números não estão fechados".
"Fomos decisivos em fechar as portas à esquerda radical" e "vamos ter vereadores a executar políticas liberais em Lisboa e Porto", além dos eleitos, em listas próprias, em Braga e Castelo Branco.
A IL "já é um partido que consegue ter uma abrangência territorial extraordinária", com "tão pouco tempo de existência", acrescentou.
Na sua primeira campanha enquanto líder, Mariana Leitão havia definido como objetivo triplicar o número de eleitos em 2021, uma meta que acabou por ser alcançada.
"Tudo indica que vamos atingir os objetivos que tínhamos estabelecido de triplicar o número de eleitos" e "temos já presença em 18 distritos do país", pelo que, "sem dúvida, é um resultado que nos deixa orgulhosos", referiu.
Para fazer a contabilidade total, a "noite vai ser um pouco mais longa", porque "os números não estão fechados", salientou.
Sobre o seu antecessor na liderança da IL, que concorreu em Braga, Mariana Leitão deixou elogios: "Rui Rocha fez uma campanha extraordinária, está de parabéns e a dúvida será se elegemos um segundo vereador ou não".
Em relação aos resultados eleitorais desta noite, em que se mantém um forte peso de PS e PSD nos municípios, a líder liberal recordou que, "nalgumas autarquias é preciso lembrar que a IL vai ter um papel mais determinante".
E, em alguns municípios, como Lisboa e Porto, "as políticas liberais serão uma realidade".
Para as futuras autárquicas, Mariana Leitão espera ver "um mapa um pouco mais diferente", com "mais presença da Iniciativa Liberal".
A sede foi aberta aos apoiantes que, à medida que a noite foi avançando acabaram por sair, aplaudindo apenas a eleição do primeiro vereador, José Henriques (Castelo Branco). Os restantes só foram confirmados mais tarde.
Ao longo da noite, o ecrã gigante no pátio da sede indicava os eleitos autárquicos, motivando, nalguns momentos, alguns aplausos dos apoiantes.
Leia Também: AO MINUTO: Moedas vence em Lisboa; Pedro Duarte é o novo autarca do Porto