Procurar

Autárquicas: CDU saúda níveis de participação "muito elevados"

O dirigente do PCP Manuel Rodrigues saudou hoje os níveis de participação "muito elevados" nas eleições autárquicas, considerando que a CDU deu um "grande contributo" para essa taxa porque trouxe o "plano da discussão para as questões locais".

Autárquicas: CDU saúda níveis de participação "muito elevados"

© Reuters

Lusa
12/10/2025 19:58 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Autárquicas

Em declarações aos jornalistas num hotel em Lisboa onde decorre a noite eleitoral da CDU, o membro da Comissão Política do Comité Central do PCP Manuel Rodrigues saudou "o nível de participação que se registou durante todo este ato eleitoral" e destacou o "contributo que a CDU deu para que, através dos seus muitos candidatos, se trouxesse para o plano da discussão as questões locais".

 

O dirigente comunista defendeu que os candidatos da CDU, devido "ao nível de conhecimento" que tinham dos problemas locais e às propostas e soluções que avançaram para os resolver, garantiram que as eleições autárquicas se situassem "no plano em que deveriam ter sido situadas, ou seja, local".

Questionado se lhe parece que a taxa de abstenção poderá ter impacto nos resultados da CDU, Manuel Rodrigues considerou necessário esperar pelos resultados e salientou que o nível de abstenção é "sensivelmente igual ao verificado há quatro anos".

"O nível de participação é muito elevado. A CDU deu um grande contributo através dos seus milhares de candidatos e ativistas para que a participação fosse de facto muito elevada", referiu.

A taxa de abstenção nas eleições autárquicas de hoje ficará entre 43% e 48,3%, de acordo com projeções divulgadas pela RTP, pela SIC e pela CNN Portugal.

A taxa de abstenção em eleições autárquicas tem estado acima dos 40% desde 2009 e há quatro anos registou-se a segunda mais alta percentagem, 46,35%, um pouco abaixo do valor recorde de 47,4% atingido em 2013.

A afluência às urnas para as eleições autárquicas de hoje até às 16:00 situava-se em 43,42%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, valor superior ao registado à mesma hora há quatro anos.

Segundo a projeção da Universidade Católica divulgada hoje pela RTP um pouco antes das 19:00 em Portugal continental (18:00 nos Açores), a taxa de abstenção nas eleições de hoje será entre 43% e 48%.

As projeções divulgadas pelas 19:00 pela SIC e pela CNN Portugal coincidem, apontando ambas para uma taxa de abstenção entre 43,3% e 48,3%.

Leia Também: AO MINUTO: Tudo "muito empatado"; Hugo Soares espera "noite longa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10