Procurar

Canal Conta Lá vai ter dois comentadores virtuais na noite eleitoral

A noite eleitoral das autárquicas de domingo do novo canal Conta Lá vai contar com dois comentadores virtuais criados por Inteligência artificial (IA), uma experiência inédita na televisão em Portugal.

Canal Conta Lá vai ter dois comentadores virtuais na noite eleitoral

© ANDRE DIAS NOBRE/AFP via Getty Images

Lusa
08/10/2025 16:51 ‧ há 11 horas por Lusa

Política

Autárquicas

O canal "assume o caráter experimental deste projeto", mas considera "importante testarmos estas novas ferramentas num momento crítico da transformação mediática global", referiu Filipe Caetano, editor-executivo do Conta Lá e responsável editorial pelo projeto em parceria com a agência de inovação Instinct.

 

A ideia não é usar a IA para substituir jornalistas, "mas para criar formatos que permitam análise especializada contínua e acessível sobre os 308 municípios portugueses -- algo humanamente impossível de cobrir com a mesma profundidade através de comentadores tradicionais", de acordo com fonte oficial do canal.

A IA já usada por outros media internacionais na automação de tarefas, análises de dados e até na escrita de notícias simples.

Nuno Ribeiro, 'managing partner' da Instinct, afirmou que a IA "está a transformar todas as indústrias e este projeto, em particular mostra as possibilidades da aplicação da IA em projetos de media e comunicação".

A IA é uma "aliada indispensável para expandir os horizontes da comunicação e do jornalismo, ajudando os jornalistas a serem melhores jornalistas, os realizadores melhores realizadores e os produtos editoriais mais espetaculares com recursos ilimitados, ou apenas limitados pela sua imaginação", acrescentou.

"Com o apoio da inteligência artificial, será feita uma análise completa" aos resultados eleitorais no canal por cabo, projeto liderado por Sérgio Figueiredo.

"Somos o primeiro projeto a integrar analistas virtuais de TV, uma iniciativa revolucionária desenvolvida pela agência de inovação Instinct em parceria com o Conta Lá", segundo fonte oficial à Lusa.

A mesma fonte explica que "a singularidade deste projeto reside na sua conceção integralmente impulsionada pela IA, desde a análise aprofundada de dados e informações, até à construção narrativa ('storytelling'), criação de cenários, geração de vozes e, claro, as imagens dos apresentadores".

Todo o processo foi gerado "pelos modelos mais avançados de inteligência artificial, subordinados à supervisão humana que constitui um pilar fundamental no respeito de princípios éticos e na validação de cada etapa, o que sublinha o compromisso com a fiabilidade e a qualidade do conteúdo transmitido".

Os avatares Helena Monteiro Santos e Ricardo Mendes Pereira são, segundo a empresa, "'personas' completamente fictícias, criadas através de um processo estruturado com recurso a inteligência artificial generativa".

Leia Também: AO MINUTO: Chamam "racista" a Ventura; "Montenegro que se justifique"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10