Procurar

OE2026: Montenegro "otimista". E partidos? Viabilização "é mais fácil"

A proposta do Orçamento do Estado para 2026 vai ser entregue na Assembleia da República na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro. O primeiro-ministro mostrou-se "otimista" com o documento (aprovado já em Conselho de Ministros), notando que serão feitos ainda "alguns acertos".

OE2026: Montenegro "otimista". E partidos? Viabilização "é mais fácil"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
05/10/2025 09:24 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

OE2026

A cerca de uma semana de o Governo entregar a proposta do Orçamento do Estado para 2026 na Assembleia da República, o tema começa a ser também destaque entre os líderes políticos. Mas o que dizem? O Orçamento do Estado passa (ou não) no Parlamento?

 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou, no sábado, em declarações aos jornalistas durante uma arruada em Chaves, que a proposta aprovada na sexta-feira em Conselho de Ministro está fechada. No entanto, será alvo de "alguns acertos" antes da sua entrega, no dia 10 de outubro. 

"O diálogo com os partidos iniciar-se-á apenas depois da apresentação na Assembleia da República", respondeu quando questionado se se iria reunir com os líderes do PS e Chega antes da entrega do documento. 

O líder do Executivo mostrou ainda estar "otimista" quanto à aprovação do Orçamento do Estado para 2026, notando que não "vislumbra razões para que os principais partidos da oposição estejam contra o Orçamento".

Luís Montenegro

Luís Montenegro "não vislumbra" razões para oposição rejeitar OE2026

O primeiro-ministro afirmou hoje não ver razões para "os principais partidos da oposição" votarem contra a proposta de Orçamento do Estado para 2026, e remeteu negociações para depois da entrega do documento.

Lusa | 11:05 - 04/10/2025

No mesmo dia, durante um comício, Luís Montenegro confirmou que o próximo Orçamento do Estado trará uma nova diminuição do IRS.

"Estamos a diminuir o IRS, já o fizemos três vezes. E vamos fazê-lo também no próximo Orçamento do Estado", assegurou.

Iniciativa Liberal acredita que OE tem contributos do partido

A presidente da IL, Mariana Leitão, afirmou, este sábado, acreditar que a proposta do Orçamento do Estado para 2026 vai incluir contributos do partido, notando que houve conversas com o Governo. 

"Nós falamos diversas vezes com o Governo, tenho muita confiança que algumas delas [propostas] venham a estar no Orçamento do Estado", disse Mariana Leitão, aos jornalistas em Faro.

IL acredita que terá medidas do partido na proposta de Orçamento

IL acredita que terá medidas do partido na proposta de Orçamento

A líder da Iniciativa Liberal disse hoje em Faro que acredita que a proposta de Orçamento de Estado incluirá contributos do partido, que já foram discutidos com o Governo.

Lusa | 12:04 - 04/10/2025

Viabilização do OE? "É mais fácil", diz líder do PS

Por sua vez, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, considerou que será "mais fácil" viabilizar o Orçamento do Estado, uma vez que o Governo deixou de fora temas que seriam 'linhas vermelhas'.

"É mais fácil [viabilizar] considerando que o Governo e o primeiro-ministro deixaram de parte, colocaram de lado matérias para nós eram matérias vitais, nomeadamente os direitos laborais, o Serviço Nacional de Saúde, a proteção social e, se quisermos, a política fiscal", salientou.

Carneiro diz que viabilização do OE

Carneiro diz que viabilização do OE "é mais fácil" (mas deixa alerta)

 O líder do PS considerou hoje que "é mais fácil" viabilizar o Orçamento do Estado porque o Governo deixou de fora temas que seriam linhas vermelhas, mas pediu atenção ao executivo para a "perda de rendimentos permanente" de pensionistas.

Lusa | 19:05 - 04/10/2025

José Luís Carneiro notou ainda que "ninguém quer uma crise política" e que pretende contribuir para a estabilidade política, mas deixou um aviso.

"Ninguém quer uma crise política, mais uma crise política no país, e nós queremos contribuir para essa estabilidade política, mas não deixaremos de avaliar de uma forma muito clara, muito concreta a proposta de Orçamento que vai ser apresentada na Assembleia da República", disse. 

O líder do PS assegurou que o partido estará "ao lado daqueles que apresentaram na Assembleia da República propostas de valorização das pensões mínimas".

Carneiro quer estabilidade, mas aprovará aumentos de pensões mínimas

Carneiro quer estabilidade, mas aprovará aumentos de pensões mínimas

O líder do PS, José Luís Carneiro, afirmou hoje que "ninguém quer uma crise política" e que pretende contribuir para a estabilidade política, mas avisou que aprovará "propostas de valorização das pensões mínimas" no Orçamento do Estado para 2026.

Lusa | 20:38 - 04/10/2025

A proposta do Orçamento do Estado para 2026, recorde-se, vai ser entregue no dia 10 de outubro - próxima sexta-feira -, na Assembleia da República. Por sua vez, o debate na generalidade irá realizar-se nos dia 27 e 28 de outubro e a votação final do OE2026 está prevista para o dia 27 de novembro. 

De salientar ainda que, antes do debate em plenário, na generalidade, a proposta do Governo será apresentada pelo ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, perante a Comissão de Orçamento e Finanças, no dia 24 de outubro, pelas 10h00.

O processo na especialidade do Orçamento, em plenário, inicia-se no dia 20 de novembro.

Leia Também: Afinal, o que faz o Ministério das Finanças? Governo responde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10