Procurar

Manuel Pizarro saúda Metro do Porto por suspender obra do metrobus

O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, saudou hoje a Metro do Porto pela suspensão temporária da segunda fase das obras do metrobus, afirmando que esta "nunca devia ter começado".

Manuel Pizarro saúda Metro do Porto por suspender obra do metrobus

© Nuno Branco/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

Lusa
03/10/2025 19:33 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Autárquicas

"A segunda fase do metro[bus]nunca devia ter começado. É uma provocação ao Porto ter começado aquela obra depois de saber que havia discordâncias profundas que envolviam os vários candidatos autárquicos sobre o desenho dessa obra e estamos a poucos dias das eleições autárquicas", respondeu o candidato socialista.

 

E prosseguiu: "eu só posso saudar que a empresa da Metro que, repito, depende do Governo - o ministro das infraestruturas é o responsável pela orientação pública da Metro -, [por] depois de ter tomado uma decisão errada, que foi avançar com a obra, tenha tomado agora a decisão certa, que é suspender a obra, pelo menos até que o próximo presidente da Câmara Municipal se possa pronunciar".

A Metro do Porto decidiu fazer uma "paragem técnica temporária" da obra da segunda fase do metrobus, que arrancou em 22 de setembro, anunciou hoje a empresa, após a contestação dos últimos dias.

As obras da segunda fase do metrobus arrancaram em 22 de setembro, no corredor Bus dedicado da Avenida da Boavista, no troço compreendido entre a Rua Jorge Reinel (junto ao Colégio do Rosário) e a Avenida do Dr. Antunes Guimarães.

Está previsto que o metrobus ligue a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17), e os veículos do serviço serão autocarros a hidrogénio visualmente semelhantes aos do metro convencional, construídos por 29,5 milhões de euros, incluindo a infraestrutura de alimentação.

Os veículos já chegaram e a obra da primeira fase está concluída, mas o serviço ainda não está em funcionamento, sendo o canal da Avenida da Boavista atualmente utilizado por utilizadores de modos suaves de mobilidade, como bicicletas e trotinetes.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

Leia Também: Suspensão de obras do metrobus no Porto "descredibiliza", defende Livre

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10