Procurar

Orçamento do Estado? "Governo vai seguir a mesma linha do do ano passado"

Mariana Leitão defendeu que a Iniciativa Liberal está "disponível para acautelar regras e condições para garantir uma imigração regulada", apontando o dedo aos governos de Esquerda. Já sobre o Orçamento do Estado disse que o partido "não irá abdicar" das suas propostas.

Orçamento do Estado? "Governo vai seguir a mesma linha do do ano passado"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Maria Gouveia
03/09/2025 16:08 ‧ há 10 horas por Maria Gouveia

A presidente da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, afirmou, esta quarta-feira, que o partido "esteve sempre disponível para acautelar regras e condições para garantir uma imigração regulada", referindo-se à Lei dos Estrangeiros - que foi chumbada pelo Tribunal Constitucional no mês passado. Sobre o Orçamento do Estado, referiu que o Governo seguirá "a mesma linha do ano passado".

 

"Em relação à Lei dos Estrangeiros e da Nacionalidade, a Iniciativa Liberal esteve sempre disponível para acautelar regras e condições para garantir uma imigração regulada que permita, por um lado, assegurar a sustentabilidade do país, dos nossos serviços públicos, ao mesmo tempo que garante a dignidade das pessoas que entra no nosso país", começou por dizer, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, após a reunião com o Governo.

Mariana Leitão apontou o dedo aos Governos de esquerda, dizendo que este "problema" foi causada pelos mesmos, "que no fundo criaram as condições para que o nosso país ficasse com uma imigração completamente desregulada, sem qualquer tipo de regras".

"Nós continuamos e continuaremos sempre disponíveis para uma solução, sendo que também alertámos, em momento próprio, que a forma bastante acelerada e passando por cima de vários procedimentos com que o Governo quis à força aprovar esta lei, também não iria contribuir para uma boa resolução das questões, como se pôde verificar agora que houve o chumbo por parte do Tribunal Constitucional e que nos obriga a revisitar essa lei", prosseguiu. 

A líder da IL referiu ainda que o Governo apresentou "algumas linhas gerais do que é que pretende corrigir na lei", ressalvando que ainda não tiveram "acesso ao documento" e que só "será facultado dentro de alguns dias" e que só nessa altura poderão "fazer uma análise mais detalhada".

"Estamos disponíveis, queremos uma lei em vigor rapidamente que garante proporcionalidade, justiça, que haja regras e que permita que essas regras garantam uma imigração regulada e por outro que garante, do ponto de vista humanistas, as condições de entrada no nosso país", reiterou. 

Governo vai propor reagrupamento familiar mais alargado, segundo IL

Governo vai propor reagrupamento familiar mais alargado, segundo IL

A líder da IL indicou hoje que o Governo vai propor um reagrupamento familiar mais alargado na nova proposta de lei dos estrangeiros e frisou que o partido está disponível para uma solução que garanta imigração regulada, mas digna.

Lusa | 16:27 - 03/09/2025

E o Orçamento do Estado de 2026? "Governo vai seguir a mesma linha do ano passado"

Já questionada sobre o Orçamento do Estado (OE), Mariana Leitão afirmou que o OE, "do ponto de vista do Governo, vai seguir a mesma linha do do ano passado". 

"Em relação aos parceiros, a Iniciativa Liberal nessas questões é muito objetiva. O nosso interesse primordial é sempre o país, o interesse do país, o bem-estar do país. Qualquer parceiro que, neste momento, está disponível para o Governo negociar - seja de um lado ou de outro - nunca vai criar as condições, nem ter as propostas que vão resolver os problemas dos portugueses. Por isso mesmo, nós, independentemente, de como venha o OE não vamos abdicar das nossas propostas, vamos submetê-las", disse. 

A presidente da IL destacou que "certamente", o Orçamento do Estado "ficará muito longe daquilo que são as ideias" do partido, "daquilo que são as nossas propostas, daquilo que achamos que o país precisa", salientando que "não tem dúvidas" do que é que o país precisa. "Por isso, vamos, obviamente, também apresentar as nossas propostas em sede de especialidade do OE". 

Perguntada sobre se sentiu abertura do Governo para esse diálogo, Mariana Leitão salientou que "o Governo sempre teve abertura para falar". "Agora, não tem tido é a abertura para, de facto, seguir o caminho que o país precisa e continua muito agarrado às práticas do costume, pouco ambiciosas".

Mariana Leitão defendeu que o partido quer "um país diferente, com melhores condições de vida para as pessoas".

"Queremos que o caminho seja diferente e continuaremos a fazer o nosso trabalho nesse sentido", frisou.

Leia Também: OE2026. Livre afirma que Governo prevê dívida pública abaixo dos 90%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10