Durante a apresentação das listas do PSD à Câmara e à Assembleia Municipal de Viseu, realizada na segunda-feira à noite, Fernando Ruas afirmou que "há quem propale novas energias", numa referência ao lema da candidatura liderada por João Azevedo, que voltou a ser a aposta do PS para a capital de distrito.
"A nossa energia em Viseu é uma energia limpa, na voltagem certa, com a intensidade adequada ao nosso concelho. Nós não precisamos de adaptadores vindos eventualmente de outros lados para mudar aquilo que já sabemos fazer bem", frisou.
João Azevedo foi autarca em Mangualde desde 2009 e deixou o mandato a meio, em 2019, para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República. Nas autárquicas de 2021, quando o PS obteve 38,26% dos votos e quatro mandatos em Viseu, o socialista prometeu que voltaria a ser candidato.
Fernando Ruas, que em 2021 venceu as eleições com 46,68% dos votos (cinco mandatos), regressando ao cargo que tinha ocupado entre 1989 e 2013, candidata-se agora àquele que será o seu último mandato, com a intenção de fechar um ciclo de investimentos.
"Temos exatamente a energia que queremos e a energia que temos utilizado ao longo destes últimos anos", frisou o social-democrata e antigo presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Fernando Ruas prometeu concluir a residência de estudantes do ensino superior no centro histórico, construir uma Cidade Desportiva (anexando ao Complexo Desportivo do Fontelo uma área da Estação Agrária já negociada com o Governo), "iniciar de forma consistente e sem retrocessos o acesso ao caminho-de-ferro" e "continuar a dinamizar o aeródromo", nomeadamente com a criação de um centro nacional de proteção civil alternativo.
"Da parte do Governo esperamos o necessário contributo e apoio. Conhecem-me bem. Farei voz grossa sempre que considerar que podem fazer mais por nós", avisou, dirigindo-se ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, que estava na plateia.
Fernando Ruas disse que, "ao contrário de outros", ficará sempre "totalmente descansado e disponível para responder aos viseenses à pergunta que John F. Kennedy fez em tempos aos americanos".
"Antes de perguntar ao teu país o que pode fazer por ti, pergunta-te o que já fizeste pelo teu país. Valia a pena fazer esta pergunta também aos candidatos à Câmara de Viseu: antes de perguntarem o que é que Viseu já fez por si, perguntem o que é que já fizeram por Viseu", considerou.
Na lista para a Câmara de Viseu, o PSD repetiu os nomes dos atuais vereadores João Paulo Gouveia (vice-presidente e presidente da Comissão Política da Secção do PSD), Leonor Barata (vereadora da Cultura) e Pedro Ribeiro (vereador da Educação). Nos primeiros seis lugares da lista estão também José Alberto Ferreira e Susana Abreu.
Para a Assembleia Municipal de Viseu, o cabeça de lista volta a ser José Mota Faria.
Leia Também: Ministro elogia plano de Suzana Garcia para erradicar barracas na Amadora