Procurar

"Sem o 25 de Novembro se calhar não teríamos a democracia que temos hoje"

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou hoje Marcelo Rebelo de Sousa por ter classificado Donald Trump como "ativo soviético", defendendo que um Presidente não deve fazer comentários pessoais porque representa o Estado português.

"Sem o 25 de Novembro se calhar não teríamos a democracia que temos hoje"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
29/08/2025 21:18 ‧ há 8 horas por Lusa

Política

Presidenciais

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo comentou, esta sexta-feira, as celebrações dos 50 anos do 25 de Novembro, no âmbito do qual o Governo aprovou a criação de uma comissão para as celebrações.

 

Em declarações aos jornalistas no Algarve, Gouveia e Melo considerou a "data importante, embora o 25 de Abril, tenha outra dimensão, que foi a queda de um regime com quase 50 anos".

"O 25 de Novembro foi a correção de uma trajetória que poderia ter sido outra vez uma trajetória para uma ditadura de esquerda e acho que devemos dar importância às duas datas", apontou, ressalvando que a data de 25 de Abril "tem mais relevância".

"Uma não vive sem a outra. Sem o 25 de Novembro se calhar não teríamos a democracia que temos hoje", concluiu.

Durante a sua intervenção na  Fatacil - Feira de Artesanato, Turismo, Comércio e Indústria de Lagoa, Gouveia e Melo críticas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que este fez "comentários pessoais" quando considerou que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, atuava como um "ativo russo".

"Quem faz a política externa do Estado português é o Governo. Qualquer pessoa  que esteja investida no lugar da Presidência - portanto, o Presidente da República - não deve fazer comentários pessoais porque representa o Estado Português", justificou.

Leia Também: 25 de Novembro: As comemorações chegam 'após' 50 anos... Como?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10