A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, partilhou a sua preocupação sobre os vários incêndios que lavram em diferentes zonas de Portugal continental. Note-se que o fogo em Arouca, no distrito de Aveiro, "é o que preocupa mais", segundo a Proteção Civil.
"É impossível não estarmos de coração apertado por causa dos incêndios que continuam a não dar tréguas às populações de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Arouca", começou por escrever.
Inês Sousa Real deixou ainda um agradecimento "a todos os operacionais e voluntários que no terreno enfrentam as chamas e procuram proteger pessoas e animais".
Recorde-se que o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, afirmou, esta terça-feira, que o incêndio de Arouca, no distrito de Aveiro, "é o que preocupa mais" neste momento e é para onde "estão a ser encetados todos os esforços e reforços de meio".
O incêndio que deflagrou na segunda-feira tem atualmente três frentes ativas, tendo sido necessário proceder ao confinamento da aldeia de Vila Viçosa, disseram fontes da autarquia e da Proteção Civil.
É impossível não estarmos de coração apertado por causa dos incêndios que continuam a não dar tréguas às populações de Ponte de Barca, Ponte de Lima e Arouca.
— Inês Sousa Real (@InesSousaReal) July 29, 2025
Obrigada a todos os operacionais e voluntários que no terreno enfrentam as chamas e procuram proteger pessoas e animais pic.twitter.com/WvJsFzFx7I
A Proteção Civil adiantou ainda que no incêndio em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo - que deflagrou na noite de sábado -, há a registar dois bombeiros e dois sapadores florestais com ferimentos ligeiros
Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa, adiantou que, "por precaução", os quatro operacionais foram encaminhados para o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Quanto aos incêndios em Penamacor e Lindoso, o comandante da Proteção Civil disse que a “situação está bastante controlada”, sendo que em Penamacor deve entrar em “resolução nas próximas horas”. “Às 8h00 apenas 30% do incêndio estava ativo”, acrescenta o comandante.
O de Lindoso apresenta alguns “problemas de supressão” devido à orografia complexa do terreno, que deixa algumas zonas que estão a arder completamente inacessíveis aos profissionais.
Quanto às áreas ardidas, Mário Silvestre diz que os dados preliminares indicam que em Penamacor arderam 511 hectares, enquanto que em Lindoso terão ardido até agora 2 mil hectares.
Incêndios? "Combate é de todos"
Também esta terça-feira, após uma visita à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civivl (ANEPC), o primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou que o "combate [aos incêndios] é de todos" e que é "preciso a colaboração de todos".
Realçou ainda a importância de ouvir os "avisos, advertências e orientações que as autoridades vão dando" para evitar novos fogos.
Por sua vez, a ministra da Administração Interna, Lúcia Amaral - que acompanhou a visita -, salientou que, tendo em conta os incêndios que mais preocupam as autoridades neste momento, "a existência de de 72 ou 76 ou 80 meios aéreos" seria irrelevante, "porque o que causa dificuldade aos operacionais é o caráter extremamente acidental da orografia, a dificuldade de acesso".
"A complexidade das operações e do combate é tal que não ajuda nada estar a saber quantos meios aéreos temos, se faltam muitos, se não faltam muitos. E, de facto, não faltam", acrescentou.
Ocorrências "significativas"
De acordo com a informação disponível no site da Proteção Civil, o incêndio de Penamacor tem no local 416 operacionais, apoiados por 129 viaturas e cinco meios aéreos.
Já em Ponte da Barca encontram-se 408 operacionais a combater o fogo, 133 viaturas e um meio aéreo. Em Arouca foram mobilizados 684 operacionais, que contam com o apoio de 228 viaturas e quatro meios aéreos.
Há ainda outros incêndios a registar em outras regiões do país, tal como em Nisa, Tondela, Penafiel ou Sever do Vouga.
Leia Também: Quatro bombeiros feridos no combate ao fogo em Ponte da Barca