Segundo um comunicado, o entendimento foi formalizado entre o presidente da concelhia do PSD, João Teixeira Leite, e o presidente da concelhia do CDS-PP, Pedro Melo, tendo como objetivo "reforçar o projeto de transformação em curso" no concelho.
De acordo com a nota, a coligação AD pretende promover uma governação "baseada na responsabilidade, proximidade e compromisso com os cidadãos", comprometendo-se com "a valorização do território, a melhoria da qualidade de vida e a transparência".
"A coligação representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável de Santarém, com foco na valorização do território, na melhoria da qualidade de vida da população e na promoção de uma governação transparente, participativa e dinâmica", lê-se no comunicado.
As estruturas locais destacam a "comunhão de valores e objetivos" registada nos últimos anos entre os dois partidos em Santarém, salientando o trabalho realizado em áreas como economia, saúde, educação, habitação, segurança, proteção civil, desporto e cultura.
O acordo tem também como meta garantir, junto do governo, investimento estratégico e consolidar a posição de Santarém no contexto nacional e internacional.
"Pretende-se, igualmente reforçar, junto do Governo, a capacidade de mobilização das políticas públicas nacionais por forma a garantir investimento estratégico, fortalecendo permanentemente a capitalidade de Santarém no contexto nacional e internacional", escreveram.
Citado no comunicado, João Teixeira Leite afirmou que a coligação pretende "unir esforços para que Santarém continue a avançar" e adiantou que o projeto envolve também "inúmeros cidadãos independentes".
"O investimento público e privado em curso atinge níveis históricos, mas ambicionamos muito mais. A ambição que nos move convoca todos os scalabitanos a abraçarem esta visão de futuro", referiu.
Já o presidente da concelhia do CDS-PP, Pedro Melo, justificou o entendimento com "a boa relação pessoal e política" entre os dois partidos e "a coincidência de pontos de vista sobre o desenvolvimento económico e social do concelho".
"A coligação entre o PSD e o CDS justifica-se por dois motivos essenciais: por um lado, a existência de um bom relacionamento pessoal e político entre ambos os partidos (...) por outro lado, uma coincidência de pontos de vista sobre o que há a fazer no concelho de Santarém", concluiu.
Leia Também: Manuela Ferreira Leite vai ser mandatária da candidatura de Marco Almeida