Costa? "Será muito melhor Presidente do CE do que foi primeiro-ministro"

O eurodeputado eleito pela Aliança Democrática (AD) Sebastião Bugalho reconheceu que a capacidade de António Costa para fazer pontes "será vital para a Europa conseguir sobreviver".

Sebastião Bugalho

© Pedro Rocha

Notícias ao Minuto
28/06/2024 22:44 ‧ 28/06/2024 por Notícias ao Minuto

Política

Sebastião Bugalho

O eurodeputado eleito pela Aliança Democrática (AD) Sebastião Bugalho afirmou, esta sexta-feira, que tem a esperança e a "quase certeza que António Costa será muito melhor Presidente do Conselho [Europeu] do que foi primeiro-ministro". 

Bugalho reconheceu em declarações à CNN Portugal que a capacidade de António Costa para fazer pontes "será vital para a Europa conseguir sobreviver", ainda assim considerou que "a grande maioria dos eleitores poderão estar surpreendidos" com a eleição do ex-primeiro-ministro para Presidente do Conselho Europeu. 

"Depois de um contexto muito confrontacional, insinuatório e acusatório, aquilo que vemos é que, afinal, na Europa para se fazerem e conseguirem coisas são mesmo necessários consensos", afirmou Sebastião Bugalho. 

Para o eurodeputado o "grande derrotado" do "conjunto de nomes que foi aprovado pelas maiores famílias políticas europeias" é o presidente da Rússia, Vladimir Putin. "Quando nós olhamos para os nomes que foram escolhidos, eles são todos ferozes e ardentes defensores da paz ucraniana desde o primeiro dia. Nunca nenhum deles vacilou", realçou. 

Recorde-se que para além de António Costa, ficou determinado que Ursula von der Leyen ocupará novamente o cargo de presidente da Comissão Europeia, ainda que a decisão esteja dependente do aval final do Parlamento Europeu.

Já primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, foi nomeada para a função de Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sujeita à eleição pelos eurodeputados de todo o colégio de comissários. 

Leia Também: Von der Leyen antecipa "grande equipa" com Costa e Kallas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas