Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 27º

PCP recusa que escolha de Costa para Conselho Europeu "faça a diferença"

O eurodeputado eleito do PCP João Oliveira rejeitou hoje que a escolha de António Costa para presidente do Conselho Europeu "faça a diferença", defendendo que o ex-primeiro-ministro vai negociar políticas contrárias "àquilo que faz falta".

PCP recusa que escolha de Costa para Conselho Europeu "faça a diferença"
Notícias ao Minuto

14:38 - 18/06/24 por Lusa

Política João Oliveira

"Julgo que a opção de escolher António Costa para presidir ao Conselho Europeu, para executar políticas que verdadeiramente e definitivamente não servem os povos, não permitirá que faça a diferença", disse João Oliveira, em declarações aos jornalistas no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas.

Questionado sobre eventuais benefícios políticos que Portugal possa obter com a presidência de um português naquela instituição europeia, o eurodeputado eleito pela CDU respondeu que já durante a 'troika' José Manuel Durão Barroso era presidente da Comissão Europeia.

"Não me parece que o facto de as ordens da Comissão Europeia chegarem a Portugal sem precisarem de ser traduzidas tenha amenizado o empobrecimento a que os portugueses foram forçados. Não estou com isto, naturalmente, a dizer que António Costa é igual a Durão Barroso", acrescentou.

João Oliveira considerou que, "se o sentido das opções políticas fosse verdadeiramente aquilo que faz falta aos povos, ainda assim a solução de António Costa poderia não ser a melhor".

O antigo líder parlamentar comunista recordou o apoio dado pelo seu partido ao primeiro Governo do socialista António Costa e a "força que foi preciso ter" para que o PS aprovasse, por exemplo, a gratuitidade dos manuais escolares.

O dirigente do PCP reconheceu que a perda de um mandato nas eleições para o PE a a redução da bancada da Esquerda, família política da qual fazem parte PCP e BE, pode dificultar o seu trabalho no hemiciclo e revelou uma preferência pelo trabalho na comissão que diz respeito ao Orçamento da UE.

[Notícia atualizada às 14h46]

Leia Também: O que ganharia Costa na Europa? 32 mil €/mês, abonos e pensão vitalícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório