Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

IL estreia-se no Parlamento Europeu com dois eurodeputados

A Iniciativa Liberal (IL) estreia-se no Parlamento Europeu com dois eurodeputados, e foi a quarta força política mais votada nas eleições europeias, pouco atrás do Chega.

IL estreia-se no Parlamento Europeu com dois eurodeputados
Notícias ao Minuto

02:44 - 10/06/24 por Lusa

Política Europeias

João Cotrim de Figueiredo foi o primeiro deputado do partido na Assembleia da República, em 2019, e repetiu agora o feito para o Parlamento Europeu.

A Iniciativa Liberal conquistou 9,07% (357.790 votos) e dois eurodeputados, ficando atrás do Chega que teve 9,79% (386.147 votos).

Nas eleições europeias de 2019, primeiro ato eleitoral a que se apresentou depois da sua fundação em 2017, a IL obteve 0,88% (29.120 votos).

Para Cotrim de Figueiredo, a eleição de dois eurodeputados foi uma "grande vitória" e prova de que o "liberalismo veio para ficar".

O agora eurodeputado considerou que a IL conseguiu "desmentir aqueles velhos do Restelo que diziam que o liberalismo não tinha hipótese em Portugal".

"Tem, sim. E hoje provámos e crescemos muito e vamos continuar a crescer porque nós sabemos e vamos gritar todos que o liberalismo funciona e faz falta a Portugal", atirou.

A IL, que ficou atrás do partido de André Ventura por 28.000 votos, assumiu que ainda chegou a acreditar que era possível ultrapassar o Chega.

"Achei que era possível fazer um bocadinho mais, mas como digo muitas vezes o nosso esforço de tornar Portugal num país mais liberal é uma maratona e hoje demos um passo importante", frisou.

Também o presidente do partido, Rui Rocha, lamentou ter ficado atrás do Chega "por poucochinho".

"Foi mesmo por poucochinho, foi mesmo por pouco", frisou.

Apesar de ter ficado atrás do Chega, o líder liberal considerou que a IL "foi mesmo o partido vencedor" das eleições europeias.

O PS foi o partido mais votado, com 32,1% e oito eurodeputados, nas europeias de domingo, à frente da Aliança Democrática, que teve 31,1% e sete mandatos, segundo os resultados provisórios.

Leia Também: Cotrim de Figueiredo quer papel mais ativo no Partido Liberal Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório