Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Cotrim de Figueiredo quer papel mais ativo no Partido Liberal Europeu

Cotrim de Figueiredo, eleito no domingo deputado ao Parlamento Europeu, assumiu hoje estar empenhado em ter um papel mais ativo no Partido Liberal Europeu para responder aos problemas das pessoas que "se têm afastado do sistema".

Cotrim de Figueiredo quer papel mais ativo no Partido Liberal Europeu
Notícias ao Minuto

07:15 - 10/06/24 por Lusa

Política Europeias

"Uma das razões pelas quais eu estou empenhado em ter no Partido Liberal Europeu um papel mais ativo é exatamente para reforçar esta mensagem: não vou ignorar os problemas das pessoas que se têm, digamos, afastado do sistema para ir as franjas do sistema", afirmou Cotrim de Figueiredo, nas antigas oficinas do Metropolitano de Lisboa, no Lumiar, quartel-general da IL na noite eleitoral de domingo.

Na perspetiva do deputado eleito, se as pessoas não tiverem queixas não vão "engrossar as fileiras" dos extremos.

E, a propósito de extremos, Cotrim de Figueiredo considerou que no global dos resultados das eleições europeias a extrema-direita cresceu menos do que se previa.

"Há aí também alguns sinais positivos", concluiu.

No último dia de campanha oficial, Cotrim de Figueiredo revelou estar disponível para assumir a vice-presidência da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE).

"Foi público que há contactos para que eu assuma a vice-presidência do Partido Liberal Europeu e, depois de alguma resistência inicial, acho que estou disponível", disse naquela ocasião o liberal aos jornalistas, no final de uma arruada em Lisboa.

A Iniciativa Liberal conquistou hoje 9,07% (357.790 votos) e dois eurodeputados, ficando atrás do Chega que teve 9,79% (386.147 votos).

O PS foi o partido mais votado, com 32,1% e oito eurodeputados, nas europeias de domingo, à frente da Aliança Democrática, que teve 31,1% e sete mandatos, segundo os resultados provisórios.

Leia Também: CDU consegue manter representação mas regista pior resultado de sempre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório