Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Cotrim de Figueiredo diz que é "fácil marcar golos aos adversários"

Depois da capital, o candidato da Iniciativa Liberal às europeias entrou novamente hoje em campo no Norte onde encontrou as balizas abertas para "fazer golos fáceis aos adversários".

Cotrim de Figueiredo diz que é "fácil marcar golos aos adversários"
Notícias ao Minuto

20:51 - 30/05/24 por Lusa

Política Europeias

"Olhamos para as campanhas e todas elas são pouco otimistas, pouco confiantes. Eu acho que só a Iniciativa Liberal está a transmitir confiança e otimismo", considerou João Cotrim de Figueiredo, no final do já habitual jogo de voleibol na praia de Matosinhos, no distrito do Porto.

O cabeça de lista da IL assumiu "gostar muito do projeto europeu" e saber "exatamente as dificuldades que vai ter de ultrapassar", confiando que as vai vencer com a "competência e validade" das suas propostas e soluções.

Tal como em eleições anteriores, o palco do jogo de voleibol foi o mesmo: a praia de Matosinhos, no distrito do Porto, variando apenas a temperatura que, hoje, foi mais convidativa à prática de desporto e de mergulhos, dos quais a IL abdicou.

A tática com que a IL entrou em campo assentou "tão só em falar a verdade", segundo o primeiro da lista da IL que, entre linhas, teve como adversário o presidente do partido, Rui Rocha.

Em lados opostos do jogo, mas em sintonia na política nacional e europeia, o cabeça de lista da IL não quis revelar quem ganhou o encontro "por modéstia", confidenciou.

Contudo, Cotrim de Figueiredo deixou escapar que o melhor que Rui Rocha faz é "dedicar-se por inteiro à política", deixando antever qual poderá ter sido o resultado.

Rodeado de jovens, os principais alvos da mensagem IL, o liberal repetiu que é fundamental votar a 09 de junho nas eleições europeias ou, em alternativa, já no domingo, dia de votação antecipada.

E votação antecipada foi precisamente o mote com que Cotrim de Figueiredo arrancou hoje a campanha em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, onde se esforçou por convencer os indecisos de que "o projeto europeu vale a pena".

Rui Rocha saltou para trás de um balcão de um café para responder aos pedidos de Cotrim de Figueiredo que, para a Europa, são o de construir uma "Europa de paz, liberdade e prosperidade".

"A minha total solidariedade e convicção relativamente a esta proposta da Iniciativa Liberal e ao nosso cabeça de lista, João Cotrim de Figueiredo", disse Rui Rocha que, apesar de muitos pedidos de desculpas, mostrou aptidão para, querendo, poder trabalhar no setor.

"Obrigada pelo café, Rui Rocha. Sempre a alimentar-se o corpo e o espírito", agradeceu Cotrim de Figueiredo.

"De nada. Sempre às ordens", respondeu Rui Rocha que, desde o arranque da campanha oficial às eleições europeias, só não participou num dia.

Entre beijos, abraços, `selfies´ e distribuição de panfletos, Cotrim de Figueiredo cruzou-se com Maria da Saúde de quem recebeu a promessa de voto por causa da influência dos netos e de um questionário sobre tendências políticas.

Dizendo ter sido militante e entusiasta do PS, aquela eleitora revelou que, agora, vai votar IL.

"Está decidido. Não ia votar IL, mas agora vou depois do questionário a quem respondi sobre inclinações políticas me ter dado IL", confessou.

Satisfeito pelo apoio, Cotrim de Figueiredo destacou que a caminhense se inclui no grupo "daqueles que são liberais e não sabiam".

Em Portugal, as eleições europeias realizam-se em 09 de junho e serão disputadas por 17 partidos e coligações: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. Serão eleitos 21 deputados.

Leia Também: Cotrim diz que "só" a IL tem "transmitido confiança" e recusa "picardias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório