Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

"Toda a criminalidade violenta nasce de situações de pobreza"

O cabeça de lista do Chega às eleições europeias, António Tânger Corrêa, considerou hoje que a criminalidade violenta "nasce de situações de pobreza" e questionou "qual a moral" da CDU para criticar o seu partido.

"Toda a criminalidade violenta nasce de situações de pobreza"
Notícias ao Minuto

20:17 - 30/05/24 por Lusa

Política Europeias

Em declarações aos jornalistas em Elvas, à chegada a uma visita à Feira Escolar do Concelho de Elvas (distrito de Portalegre), o candidato foi confrontado com críticas do cabeça de lista da CDU, depois de Tânger Corrêa ter associado a pobreza dos imigrantes ao aumento da violência.

João Oliveira disse que "em 1933 já havia a ideia de que era preciso pôr fim à desordem que era gerada pela pobreza, que os pobres são criminosos por serem pobres", de acordo com o jornal 'online' Observador.

"Eu por acaso não era nascido em 1933, se continuamos com o mesmo problema, é grave", afirmou o vice-presidente do Chega.

António Tânger Corrêa questionou "qual é a moral que o representante da CDU, do PCP, que defendeu ideologias que levaram ao maior massacre da história da humanidade, tem [...] para vir criticar o Chega, que tem cinco anos".

"O Estado Novo já passou, está enterrado e morto, a pobreza não está enterrada e morta, nem o comunismo", afirmou.

O candidato defendeu que "toda a criminalidade violenta nasce de situações de pobreza" e "nasce nos bairros pobres", e sustentou que isso não acontece apenas em Portugal.

"Em qualquer sítio do mundo é assim. Onde é que nasce a criminalidade? Não é nas sociedades ricas", disse.

António Tânger Corrêa sustentou que a realidade "hoje em dia" é "muito má" e "um terço dos imigrantes vive em estado de pobreza e cerca de 20%, mais 20% antes das contribuições sociais dos portugueses, vive em estado de pobreza"

"Isso tem de acabar", disse.

Leia Também: AO MINUTO: "Portugueses cansados"; Von der Leyen? "Só falta Sócrates"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório