Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 24º

PS e JPP terão chegado a acordo na Madeira. Anúncio às 20 horas

PSD venceu este domingo as eleições legislativas antecipadas na Região Autónoma sem maioria absoluta. JPP foi uma das surpresas da noite e, ainda no domingo, Paulo Cafôfo sublinhou que "o PS e o JPP juntos elegem mais deputados" que o partido de Miguel Albuquerque.

PS e JPP terão chegado a acordo na Madeira. Anúncio às 20 horas
Notícias ao Minuto

18:39 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Madeira

PS e JPP terão chegado a um entendimento na Madeira, um dia depois de o PSD ter vencido as eleições na Região Autónoma sem maioria absoluta. O anúncio será feito às 20 horas, avança a RTP3. 

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os sociais-democratas obtiveram 36,13% dos votos e 19 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 47 deputados - sendo necessários 24 assentos para a maioria absoluta.

Seguiu-se o PS com 11 eleitos, o JPP com nove, o Chega com quatro, o CDS-PP com dois e a IL e o PAN, com um deputado cada. Saem da Assembleia Legislativa, em relação à anterior composição, o BE e a CDU.

O JPP, partido liderado por Élvio Sousa foi uma das surpresas (e dos vencedores) da noite, conseguindo 'ganhar' o concelho de Santa Cruz pela primeira vez. Relativamente às últimas eleições regionais, em setembro do ano passado, viu aumentar a sua presença no parlamento para nove deputados.

Élvio Sousa, recorde-se, remeteu conversações e entendimentos com outros partidos para segunda-feira, afirmando que ontem era dia de agradecer o voto dos madeirenses. "Hoje não temos de atender chamadas de nenhum partido, porque a noite é a melhor conselheira", declarou na noite eleitoral. "Às cinco da manhã, se tiverem oportunidade, ou às 06h00, podem ligar que eu já estou de pé, eu vou observar os astros esta noite", gracejou ainda.

Já hoje, segunda-feira, o secretário-geral do Juntos pelo Povo (JPP) disse que está a preparar "cenários de estabilidade" para o executivo na sequência das eleições regionais de domingo, pedindo confiança aos madeirenses quanto à sua "capacidade de governança".

Ainda no domingo, o líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, considerou que os resultados eleitorais evidenciavam que é possível uma mudança de governo na região, dizendo estar disponível a dialogar para construir uma alternativa.

"Estes resultados demonstram que é possível uma mudança de Governo na Região Autónoma da Madeira", disse, acrescentando: "O PS e o JPP juntos elegem mais deputados que o PSD"

Para Paulo Cafôfo, "o PSD teve aqui nestas eleições o seu pior resultado de sempre", enquanto o PS "tem o mesmo número de deputados que nas últimas eleições regionais, mas com um maior número de votos". "Pela primeira vez temos a possibilidade de construir, através de um acordo partidário, um novo governo para a Região Autónoma da Madeira sem o PSD", sublinhou. 

O líder socialista madeirense apontou que o objetivo é "construir um novo governo com estabilidade e um governo de estabilidade".

PS/Madeira diz estar disponível para dialogar e construir alternativa

PS/Madeira diz estar disponível para dialogar e construir alternativa

O líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, considerou hoje que os resultados eleitorais evidenciam que é possível uma mudança de governo na região, dizendo estar disponível a dialogar para construir uma alternativa.

Lusa | 23:00 - 26/05/2024

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, vai ouvir na terça-feira os partidos eleitos nas eleições antecipadas de domingo dada a urgência de se encontrar uma solução governativa para a região, informou esta segunda-feira o seu gabinete.

[Notícia atualizada às 18h52]

Leia Também: JPP é a grande surpresa das eleições na Madeira. Que partido é este?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório