Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Ministros de Costa abraçam novos desafios. Eis algumas das ocupações

A maioria é agora deputado da Assembleia da República. Mas há também quem tenha voltado à universidade - para lecionar ou mesmo para ter aulas.

Ministros de Costa abraçam novos desafios. Eis algumas das ocupações
Notícias ao Minuto

11:07 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

País ministros

Os ministros do Governo de António Costa já entregaram as pastas ao novo Executivo, liderado por Luís Montenegro, e agora é altura de abraçar novos desafios.

Alguns tornaram-se deputados da Assembleia da República (AR), outros vão voltar a lecionar e há até quem tenha voltado à universidade para estudar, como é o caso do ex-primeiro-ministro.

António Costa está a frequentar o curso de Contencioso Contratual - Mediação e Arbitragem há quase dois meses, na Universidade Católica, em Lisboa e, segundo o Expresso, até já 'meteu os papéis' para fazer parte da Associação Portuguesa de Arbitragem.

Contudo, não está certo que esta seja a ocupação que pretende ter até ao fim da carreira, uma vez que muitos apontam que o seu futuro passe pela liderança da Comissão Europeia, em Bruxelas. Para já, segundo Luís Marques Mendes, deverá ser comentador de um canal de televisão.

Costa será comentador em novo canal televisivo, diz Marques Mendes

Costa será comentador em novo canal televisivo, diz Marques Mendes

O comentador político considerou ainda que a polémica relacionada com o alívio fiscal representa "um dano de reputação e uma perda de credibilidade" para o Governo.

Notícias ao Minuto | 22:11 - 14/04/2024

Já as ex-ministras Mariana Vieira da Silva e Marina Gonçalves são agora vice-presidentes do grupo parlamentar do PS, cuja presidente, Alexandra Leitão, também já foi ministra de Costa, numa outra legislatura.

Como deputados continuam ainda Ana Catarina Mendes, Ana Mendes Godinho, Ana Abrunhosa, José Luís Carneiro e até Fernando Medina que, segundo a SIC Notícias, pode ter em vista “outros parlamentos e outros palcos”.

Por sua vez, João Gomes Cravinho deve regressar a Coimbra para dar aulas, assim como João Costa à Universidade Nova de Lisboa e Helena Carreiras ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Elvira Fortunato deve voltar aos laboratórios do Centro de Investigação e Manuel Pizarro prepara-se, segundo também a SIC Notícias, para se candidatar à liderança da Câmara Municipal do Porto.

Há quem tenha, pelo menos para já, fechado a porta à política. É o caso de Duarte Cordeiro que, em declarações ao jornal Expresso, disse querer manter-se afastado até que todas as dúvidas em torno da Operação Influencer sejam esclarecidas.

Leia Também: "Embuste" e "fraude"? Afinal, descida do IRS vai rondar os 200 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório