Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Ângelo Pereira reeleito presidente da distrital de Lisboa do PSD

O vereador Ângelo Pereira foi hoje reeleito pela terceira vez como presidente da distrital de Lisboa do PSD, com 82% dos votos, contra 18% para o seu adversário, Félix Esménio, anunciou o próprio nas redes sociais.

Ângelo Pereira reeleito presidente da distrital de Lisboa do PSD
Notícias ao Minuto

10:07 - 14/04/24 por Lusa

Política Lisboa

"Terminou a eleição para os órgãos distritais de Lisboa do PSD. A Lista A obteve um total de 1878 votos (82%) em oposição à Lista B com 417 votos (18%)", lê-se numa publicação divulgada esta madrugada na página de Ângelo Pereira na rede social Facebook.

Nessa mensagem, Ângelo Pereira antecipa que "serão dois anos desafiantes", mas diz-se motivado "para defender os interesses dos cidadãos do distrito de Lisboa".

"Estamos agora empenhados em construir novas vitórias nas próximas eleições europeias e autárquicas, sustentando e apoiando lealmente o nosso Governo", refere-se.

Este será o terceiro mandato de Ângelo Pereira à frente da distrital de Lisboa do PSD, depois de já ter vencido as eleições em 2021 e 2019, tendo alcançado em ambas mais de 80% dos votos.

Na sua declaração de candidatura, Ângelo Pereira afirmava recandidatar-se à presidência da distrital para "concluir o trabalho anteriormente iniciado de recuperação eleitoral e sociológica do PSD e oferecer-lhe uma vitória clara nas próximas eleições europeias e autárquicas".

"Temos um só objetivo imediato: mobilizar e organizar o nosso partido para vencer os próximos desafios. E, para isso, precisamos da confiança que só os militantes podem dar", lê-se na declaração.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, tinha sido o mandatário da candidatura de Ângelo Pereira, que tinha igualmente contado com o apoio de personalidades do PSD como o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ou o autarca de Cascais, Carlos Carreiras.

Ângelo Pereira é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa, tendo o pelouro de áreas como o desporto, segurança e polícia municipal, higiene urbana ou proteção civil e socorro. Antes, o presidente da distrital de Lisboa também tinha sido vereador na autarquia de Oeiras, entre 2013 e 2020.

A nível nacional, nas últimas eleições diretas para a liderança do PSD, em 2022, apoiou o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, no confronto contra Jorge Moreira da Silva, que foi derrotado.

O seu adversário nestas eleições, Félix Esménio, foi derrotado com 18% dos votos.

Num vídeo divulgado na sua página na rede social Facebook, Félix Esménio tinha assumido como desígnio da sua candidatura abrir a distrital à sociedade civil, "mobilizar o talento" dos militantes, dinamizar os núcleos locais do partido e prestar contas de forma regular.

Ao longo da sua história, a distrital de Lisboa teve como presidentes, por exemplo, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi o primeiro (1975-1977), António Pinto Leite, José Pacheco Pereira e Duarte Lima. Pedro Pinto, deputado e ex-líder da JSD, foi o antecessor de Ângelo Pereira.

Leia Também: Rui Rocha Pereira reconduzido na liderança da concelhia do PSD/Gaia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório