Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

PSD questiona MAI sobre falta de revisão dos suplementos da GNR e PSP

O PSD questionou hoje o ministro da Administração Interna sobre as razões de não ter concretizado a revisão global dos subsídios e suplementos remuneratórios dos profissionais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública.

PSD questiona MAI sobre falta de revisão dos suplementos da GNR e PSP
Notícias ao Minuto

14:22 - 06/12/23 por Lusa

Política PSD

Num requerimento dirigido a José Luís Carneiro, que atualmente também concorre à liderança do PS, o PSD considera que o novo suplemento de missão atribuído à Polícia Judiciária (PJ) aprovado no Conselho de Ministros da semana passada (que, em alguns casos, pode representar um aumento de quase 700 euros por mês para os profissionais daquele órgão de polícia criminal) "aumentou a distância salarial entre operacionais das diversas forças de segurança".

"Não estando em causa o que ganha (ou passará a ganhar) o pessoal da Polícia Judiciária, o sentimento de injustiça e discriminação perpassa nos elementos das outras forças e serviços de segurança, nomeadamente na PSP e GNR, em relação ao pagamento de suplementos que faz aumentar a desigualdade nos vencimentos entre as polícias", referem os sociais-democratas.

No requerimento, o PSD salienta que o ministro da Administração Interna "há mais de um ano assumiu o compromisso de proceder à revisão global do atual sistema de subsídios e suplementos remuneratórios, numa perspetiva de racionalização, com o objetivo de o simplificar e tornar mais eficiente", mas que não concretizou.

"A potencial instabilidade que se criou face à inação do Ministério da Administração Interna nesta matéria é preocupante, não dignificando as instituições policiais e fomentando o sentimento de ausência de reconhecimento da missão desempenhada pelas forças de segurança", critica o partido.

No texto, acrescenta-se que o PSD propôs na recente discussão orçamental "a necessária regulamentação dos suplementos remuneratórios auferidos pelo desempenho das funções policiais", proposta rejeitada pelo PS.

"Qual a razão pela qual o Governo, apesar de reconhecer a sua necessidade e urgência, não concretizou a revisão global dos subsídios e suplementos remuneratórios dos profissionais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP)?", questionam os sociais-democratas.

O PSD pergunta ainda a José Luís Carneiro se não considera necessário, à semelhança do que decidiu para a PJ, "proceder à atualização do subsídio respeitante à condição policial".

Leia Também: PSP apela intervenção de Marcelo para atribuição de subsídio igual à PJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório