Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Cerca de 60 mil militantes podem votar na eleição do novo líder do PS

Cerca de 60 mil militantes socialistas estão em condições de votar nas eleições diretas internas dos próximos dias 15 e 16 para a escolha do novo secretário-geral do PS e de 1.400 delegados ao congresso de janeiro.

Cerca de 60 mil militantes podem votar na eleição do novo líder do PS
Notícias ao Minuto

11:56 - 05/12/23 por Lusa

Política Partido Socialista

Estes dados foram hoje divulgados em comunicado pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, estrutura presidida pelo dirigente e deputado socialista Pedro do Carmo.

As eleições para a sucessão de António Costa no cargo de secretário-geral do PS vão ser disputadas entre o atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o ex-ministro e deputado Pedro Nuno Santos e o dirigente socialista Daniel Adrião.

De acordo com a COC, dos 80 mil membros inscritos no PS, cerca de 60 mil regularizaram o pagamento das suas quotas até à passada sexta-feira e podem assim votar nos dias 15 e 16 para a escolha do novo secretário-geral e dos 1.400 delegados ao congresso, que se realizará na Feira Internacional de Lisboa (FIL) entre 05 e 07 de janeiro.

Além dos 1.400 delegados eleitos pelas "bases", estarão no congresso mais 1.100 delegados que têm direito a inerência (mas sem direito a voto) por pertencerem a órgãos nacionais de estruturas do partido, ou por exercerem cargos de nomeação política pelo PS.

Em termos de distribuição do número de militantes socialistas pelo território nacional, segundo a COC, a Federação do Porto continua a ser a maior do país, mas a de Braga ultrapassou a FAUL Federação da Área Urbana de Lisboa) no segundo lugar.

Tal como tem sido habitual no PS, as eleições diretas para a escolha do novo líder e dos delegados ao congresso fazem-se em dois dias.

Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, votam os militantes da FAUL e os das federações de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

No sábado, dia 16 de dezembro, há eleições nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 22:00 de sábado.

Ainda segundo a COC, entre quinta-feira e 11 de dezembro, decorre o período de entrega das listas concorrentes aos mais de 1.400 delegados a eleger para o XXIV Congresso Nacional do PS.

Leia Também: Caso das gémeas? "Há instituições que devem pronunciar-se primeiro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório