Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
MIN 9º MÁX 14º

Livre conta com 121 candidatos às listas nas primárias

As primárias do Livre contam com 121 candidatos às listas a apresentar pelo partido nas legislativas de março e serão realizados 32 debates no período de campanha eleitoral interna que arrancou hoje.

Livre conta com 121 candidatos às listas nas primárias
Notícias ao Minuto

17:15 - 30/11/23 por Lusa

Política Livre

Segundo fonte oficial do partido, 38 candidatos propõem-se integrar as listas do Livre para o círculo eleitoral de Lisboa, nomeadamente, o deputado único e fundador do partido, Rui Tavares.

Entre os nomes que também querem integrar as listas para este círculo eleitoral estão também Tomás Cardoso Pereira, chefe de gabinete do Livre no Parlamento e deputado municipal de Oeiras, e Isabel Mendes Lopes, deputada municipal de Lisboa, que também trabalham no gabinete parlamentar.

No Porto, disputaram os lugares para as listas do Livre 15 candidatos, em Setúbal 11, e em Santarém, Faro e Aveiro, há um total de seis candidaturas. Para integrar a futura lista pelo círculo eleitoral de Braga, candidata-se Teresa Mota, co-porta-voz do Livre.

Internamente, o partido vai realizar 32 debates e, nos círculos eleitorais que apenas contam com um candidato, serão divulgados uma entrevista.

Apenas quatro pré-candidaturas foram restaurações do processo de primárias pela Comissão Eleitoral por não cumprirem os critérios exigíveis.

O número de candidaturas às listas do Livre para as legislativas aumentou, comparando com as primárias de 2019 (que tiveram um total de 79 candidatos) e as de 2022 (que na altura contaram com 84).

As eleições primárias do Livre são abertas a qualquer cidadão, desde que assine a carta de princípios deste partido, respeite o código de ética e assine um "acordo de compromisso", sob pena de ser retirada a confiança política.

Quanto à votação, os membros e apoiantes do Livre podem fazê-lo nas primárias de todos os círculos eleitorais, e os eleitores que se inscreverem podem votar nas primárias que decorrem nos distritos onde são recenseados.

A campanha eleitoral interna das primárias arrancou hoje e decorre até 05 de dezembro.

A primeira volta, nos círculos com mais de seis candidaturas, está marcado para 06 e 07 de dezembro.

Já a 11 e 12 de dezembro decorrerá a segunda volta das votações nos círculos eleitorais com mais de seis candidaturas e a segunda volta única de votações nos círculos com menos de seis candidaturas.

Em 13 de dezembro são divulgados os resultados finais.

Após o processo de primárias, segunda fonte do partido, o Livre terá um congresso em janeiro para definir o programa eleitoral para as eleições legislativas.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Maioria absoluta despede-se com poucas propostas da oposição aprovadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório