Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

MNE em Bissau para as comemorações da independência e debater cooperação

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal chega terça-feira à Guiné-Bissau para participar nas comemorações do 50.º aniversário da independência do país, que se celebram na quinta-feira, tendo previstas audiências com o Presidente e o primeiro-ministro guineenses.

MNE em Bissau para as comemorações da independência e debater cooperação
Notícias ao Minuto

20:39 - 13/11/23 por Lusa

País João Gomes Cravinho

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) afirma que, durante a visita de João Gomes Cravinho a Bissau, serão abordadas as relações económicas e a cooperação em áreas como a saúde ou educação.

No primeiro dia da visita, Gomes Cravinho deverá reunir-se com o seu homólogo guineense, Carlos Pinto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, e tem agendadas audiências com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, e com o primeiro-ministro, Geraldo Martins.

O encontro com Carlos Pinto Pereira terá por objetivo debater "as relações bilaterais Portugal/Guiné Bissau, os principais temas da agenda regional e internacional e a aposta no aprofundamento da integração e cooperação no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que a Guiné-Bissau assumirá a Presidência em 2025", lê-se na nota.

Da agenda fazem ainda parte várias reuniões de trabalho e visitas, como a que se realizará, na quarta-feira, ao terreno da futura Escola Portuguesa de Bissau e ao Hospital Simão Mendes.

No mesmo dia, Gomes Cravinho assistirá ao lançamento do Guia de Investimento para a Guiné-Bissau, criado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Guiné-Bissau, e visitará a Faculdade de Direito de Bissau e o Instituto Nacional do Estudos e Pesquisa.

Na noite de quarta-feira, o ministro português participará no jantar oficial que marca o arranque das celebrações do 50.º aniversário da independência da Guiné-Bissau, cuja cerimónia decorrerá, na Avenida Amílcar Cabral, em Bissau, na quinta-feira.

A Guiné-Bissau autoproclamou a sua independência de Portugal em 24 de setembro de 1973, mas as comemorações oficiais estão marcadas para 16 de novembro, dia das Forças Armadas.

Entre os líderes convidados para as cerimónias oficiais estão o Presidente e primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, mas o programa oficial ainda não foi divulgado.

Leia Também: Conflito? "Quis criar-se um incidente em torno das palavras de Guterres"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório