AR recorda Manuela Teixeira como "figura incontornável do sindicalismo"

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PSD pela morte de Manuela Teixeira, recordando-a como "lutadora incansável" e "figura incontornável do sindicalismo".

Parlamento Assembleia da República

© Global Imagens

Lusa
29/09/2023 15:06 ‧ 29/09/2023 por Lusa

Política

Manuela Teixeira

No voto, o parlamento exprime profunda consternação pela morte da antiga dirigente sindical, aos 85 anos, no passado sábado.

"A Assembleia da República transmite à família, amigos de Manuela Teixeira, bem como ao movimento sindical democrático as suas mais sinceras condolências, evocando a memória de uma lutadora incansável e uma figura incontornável sindicalismo em Portugal", refere o voto hoje aprovado.

No texto, os sociais-democratas recordam que "desempenhou as mais relevantes funções ao nível do movimento sindical democrático português", tendo sido presidente do SPZN (Sindicato dos Professores da Zona Norte) e da FNSP (Federação Nacional de Sindicatos de Professores), criada no seio da UGT e mais tarde da FNE (Federação Nacional de Educação).

"Organizações que sempre se pautaram pelos princípios do sindicalismo reformista, baseados na premissa de que a melhoria das condições de trabalho se processa gradualmente e não de modo abrupto e revolucionário", acentuam.

Professora e doutorada em Educação, esteve na génese da criação do Instituto de Formação de Educação e Trabalho, criado em 1993 para dar resposta às necessidade de formação inicial e contínua de professores e de pessoal não docente.

Em termos sindicais foi também, em representação da tendência social-democrata, presidente da UGT -- União Geral de Trabalhadores, cargo que ocupou entre 1998 e 2004.

"Profundamente social-democrata, para além da militância partidária desempenhou também cargos de relevo nos TSD (Trabalhadores Social-Democratas) - estrutura laboral do PSD - como presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional entre os anos 2000 e 2004", recorda o texto.

Por indicação do Secretariado Nacional dos TSD, Manuela Teixeira foi candidata pelo PSD às eleições europeias de 1999 e, apesar de não ter sido eleita, as renúncias de mandatos levaram a que pudesse assumir mais tarde o lugar de deputada ao Parlamento Europeu, o que recusou por ter afirmado que só seria deputada por eleição direta.

"Manuela Teixeira foi um exemplo para todos, sobretudo no movimento sindical docente e mormente na presente conjuntura em que os docentes atravessam período particularmente adverso enfrentam um processo de luta sindical difícil e demorado. De facto o exemplo de Manuela Teixeira, enquanto líder sindical e defensora de uma negociação dura mas prepositiva, não pode deixar de ser relembrado", salienta o texto.

Leia Também: PSD recorda Manuela Teixeira como "figura incontornável" do sindicalismo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas