Eleições. PS/Madeira vai aguardar resultados "com serenidade"

O PS/Madeira diz que "vai aguardar com serenidade" os resultados das eleições regionais de hoje, após terem sido recebidas as projeções na sede do partido, ainda sem militantes visíveis, mas com jornalistas concentrados na sala das declarações.

Notícia

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
24/09/2023 19:44 ‧ 24/09/2023 por Lusa

Política

Madeira

"Vamos aguardar com serenidade pelos resultados", disse o secretário-geral dos socialistas madeirenses, Gonçalo Aguiar, numa breve declaração.

Segundo uma projeção da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, a coligação Somos Madeira (PSD/CDS-PP) vence hoje as legislativas regionais da Madeira com 44% a 48% dos votos, enquanto o PS consegue nove a 12 deputados.

Nas anteriores legislativas regionais, em 2019, o PS obteve 36,59% dos votos (51.207), alcançando o melhor resultado de sempre e elegendo 19 mandatos.

O PS já tinha tido 19 representantes no parlamento da Madeira, depois das eleições de 2004, quando a assembleia regional tinha 68 lugares (passou para 47), mas com uma percentagem de votos inferior à obtida há quatro anos (27,41%).

O secretário-geral do PS/Madeira salientou ainda que os madeirenses e os porto-santenses "expressaram a sua vontade", mas "ainda existe uma margem que pode ser positiva ou negativa".

"Compete-nos aguardar pelos resultados", vincou.

Os elementos da candidatura do PS/Madeira estão reunidos numa sala da sede e apenas circulam os membros de apoio à cobertura das eleições.

Segundo a projeção, o resultado da coligação Somos Madeira (44% a 48% dos votos), no limite mínimo, não lhe permite a maioria absoluta.

Com este resultado, PSD e CDS-PP conseguem entre 23 e 26 mandatos, quando são necessários 24 para garantir a maioria absoluta no parlamento, que tem um total de 47 assentos.

Nesta projeção, divulgada pelas 19:00, o JPP consegue quatro a seis mandatos e o Chega -- que nunca esteve representado no parlamento do arquipélago - três a cinco.

IL, que também nunca esteve representada no hemiciclo, CDU e BE alcançam, cada um, um mandato, enquanto o PAN surge com zero a um.

Nas legislativas regionais de 2019, o PSD, que sempre governou a região, perdeu então pela primeira vez a maioria absoluta e formou um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).

O PS alcançou 19 mandatos, o JPP três e a CDU um.

Leia Também: Madeira AO MINUTO: PSD/CDS vence, mas maioria absoluta não está garantida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas