Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Santos Silva denunciou à PGR caso de Youtuber que insultou Costa na AR

A polémica remonta ao início de maio, depois de o influencer ter publicado um vídeo no qual se mostra a insultar o primeiro-ministro, António Costa, durante um discurso simulado sobre o sobre o alojamento local.

Santos Silva denunciou à PGR caso de Youtuber que insultou Costa na AR
Notícias ao Minuto

21:47 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

País Assembleia da República

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, denunciou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o caso do Youtuber que, convidado a visitar o Parlamento sob a alçada do partido Iniciativa Liberal (IL), insultou o primeiro-ministro, António Costa, durante um discurso simulado sobre o sobre o alojamento local, no passado mês de maio.

A informação foi avançada pela TSF, que confirmou a denúncia junto do gabinete de Augusto Santos Silva, esta quarta-feira.

Recorde-se que a polémica remonta ao início de maio, depois de Tiago Paiva, que conta com cerca de 142 mil seguidores no Youtube, ter conhecido o dia a dia da Assembleia da República 'à boleia' de Bernardo Blanco, deputado da Iniciativa Liberal. No vídeo publicado no dia 30 de abril, o influencer simulou um discurso sobre o alojamento local, que culminou com "e ó Costa, vai pó c******".

Em declarações ao Notícias ao Minuto, o partido esclareceu, na altura, que "dois dos mais conhecidos youtubers do país, Tiago Paiva e Windoh, estiveram na Assembleia da República a convite da IL", de modo a "mostrar o Parlamento e o seu funcionamento a mais pessoas da sociedade que não acompanham a atualidade política, mas são seguidores destes criadores de conteúdos".

"Os dois convidados fizeram dois longos vídeos em que mostram o funcionamento do Parlamento num registo mais informal, procurando aproximar os mais jovens da atividade política. Infelizmente, num dos vídeos, Tiago Paiva utilizou uma expressão imprópria dirigindo-se ao primeiro-ministro, António Costa", salientou a missiva, ressalvando que, "não podendo a IL condicionar a liberdade de expressão de qualquer cidadão, a opinião política de quem quer que seja e não tendo qualquer intervenção na edição daquele vídeo, é evidente que a IL não se revê de forma alguma na linguagem adoptada e que a repudia, lamentando o embaraço causado à Assembleia da República".

Leia Também: No Parlamento, Youtuber convidado pela IL insulta Costa. Partido repudia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório