Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

PAN quer atividades de 'mindfulness' nas escolas e aulas ao ar livre

Partido acusa altos níveis de depressão e ansiedade entre os alunos.

PAN quer atividades de 'mindfulness' nas escolas e aulas ao ar livre
Notícias ao Minuto

08:08 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Política Escolas

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) deu entrada no Parlamento de um projeto de resolução que prevê o "incentivo a atividades de mindfulness nas escolas e tempos letivos ao ar livre".

No documento, o partido começa por defender, baseado no aumento dos "sintomas de depressão e de ansiedade" nos alunos, propostas que "visam a promoção de atividades letivas ao ar livre e de atividades de 'mindfulness', como forma de aliviar o stress dos estudantes e combater sintomas de ansiedade e de depressão que possam surgir".

"'Mindfulness' está relacionada com estarmos cientes das nossas sensações e dos que nos rodeia", explica o PAN na proposta, garantindo que o objetivo é "o praticante estar conectado com o presente, de corpo e mente, conseguindo interiorizar os seus movimentos, respiração e pensamentos".

O PAN quer ainda que estas atividades "estejam em cumprimento com o currículo escolar, garantido a interligação deste com as sessões ao ar livre e permitindo uma aprendizagem mais dinâmica, mas sem nunca pôr em causa o cumprimento curricular de cada aluno ou turma".

Em concreto, para atingir os objetivos desejados, o PAN propõe a "realização de aulas ao ar livre, em situações em que o espaço escolar e as condições meteorológicas o permitam" e  uma "maior interação entre a aprendizagem curricular e o meio envolvente, permitindo a aprendizagem 'in loco'", bem como o incentivo à "realização de sessões dinâmicas e originais, com atividades que permitam a aprendizagem dos conteúdos curriculares de forma interativa".

Concluindo, o PAN, representado no Parlamento pela deputada única Inês Sousa Real, propõe ainda a alternação da aprendizagem curricular "com pequenos exercícios de 'mindfulness' (que podem durar apenas alguns minutos), que podem passar pela realização de diversas técnicas de respiração, de forma a relaxar os alunos e acalmá-los em situações de maior agitação".

Leia Também: No Dia do Ambiente, PAN apela para "verdadeira alternativa em política"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório