Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Afinal, Mendonça Mendes vai mesmo ser ouvido sobre o SIS a 6 de junho

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro terá de responder sobre o seu papel na polémica com o computador do antigo adjunto do ministro das Infraestruturas.

Afinal, Mendonça Mendes vai mesmo ser ouvido sobre o SIS a 6 de junho
Notícias ao Minuto

12:54 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Iniciativa Liberal

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro vai mesmo ser ouvido na Assembleia da República, a 6 de junho, às 15h00, apesar de o Partido Socialista (PS) ter chumbado a proposta da Iniciativa Liberal, a 24 de maio.

Esta quarta-feira, no entanto, a IL fez o pedido para ouvir Mendonça Mendes na Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento, novamente, de forma potestativa, acabando o PS por votar a favor da data aprovada.

O secretário de Estado adjunto deverá, então, responder sobre o seu papel na polémica em torno do computador do ex-adjunto de João Galamba, que, no dia da exoneração, se deslocou ao ministério das Infraestruturas para reaver o dispositivo. Na altura, instalou-se a polémica após Frederico Pinheiro ter sido impedido de retirar o computador, acabando por ser envolvido na polémica o SIS, que recuperou o computador.

Esse agendamento está pendente, no entanto, da autorização do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, uma vez que a audição decorreria à mesma hora que o plenário.

"Logo que tenhamos essa autorização do senhor presidente, ou não, eu naturalmente comunicarei a todos os senhores deputados", disse o deputado do PSD Fernando Negrão.

Os deputados aprovaram também um requerimento da IL para ouvir com urgência o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) sobre o mesmo assunto.

Este requerimento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, PSD e IL. Chega, Bloco de Esquerda, PCP, PAN e Livre estavam presentes no momento da votação.

Mendonça Mendes terá sido o responsável que indicou ao ministro das Infraestruturas que contactasse o SIS, conforme o próprio João Galamba admitiu durante uma audição da comissão parlamentar de inquérito à TAP. Mendonça Mendes tem, no entanto, recusado comentar o assunto.

[Notícia atualizada às 13h06]

Leia Também: Caso Galamba? IL acusa Governo de "tentativa de impedir o esclarecimento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório