Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Igualdade? "Faz falta a visibilidade de políticos como a Mortágua"

Isabel Moreira elogiou Mariana Mortágua por esta ter assumido ser uma "mulher lésbica" antes de se tornar líder do Bloco de Esquerda.

Igualdade? "Faz falta a visibilidade de políticos como a Mortágua"
Notícias ao Minuto

08:59 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Política Isabel Moreira

Isabel Moreira elogiou Mariana Mortágua por esta ter assumido, semanas antes de se tornar líder do Bloco de Esquerda (BE), no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias, ser "uma mulher lésbica".

O elogio da deputada socialista surge depois de o editor-geral da CNN Portugal, Paulo Magalhães, ter perguntado à bloquista se esta não sente que atravessou uma "linha vermelha" ao revelar a sua orientação sexual.

"Paulo Magalhães pergunta a Mariana Mortágua se a mesma atravessou uma linha vermelha revelando a sua orientação sexual falando em "opções" e em "vida privada". Cansativo ter de explicar que se trata de identidade e não de opção e que dizer o que se é não é vida privada", começou por dizer Isabel Moreira, no Twitter, lembrando que é importante que personalidades públicas, como políticos, assumam a sua orientação sexual, de forma a ajudar os jovens LGBTI.

"Como tudo isto continua a ser assim, é mesmo muito importante que os jovens LGBTI vejam que podem ser quem quiserem, nomeadamente líderes de partidos, sem esconderem quem são e sem medo de terem de atirar a sua identidade para o domínio do quarto", explicou, acrescentando que ainda hoje em dia "uma pessoa gay ou lésbica só o é publicamente se o diz e ainda assim tem de levar com a pergunta: 'Porque entendeu revelar as suas opções e a sua intimidade'?"

"A ver se aprendemos todos: Cavaco, Passos, Costa, etc, não "revelaram" que são heterossexuais. Como é a norma, ninguém tem por revelação sabermos disso e até sabermos da sua privacidade (com quem são casados)", esclareceu ainda a parlamentar do PS.

Perante isto, para chegar à igualdade, defendeu ainda Isabel Moreira no Twitter, "faz falta a visibilidade de políticos e políticas como a Mariana Mortágua".

Leia Também: BE votou líder de mão no ar? "Paciência para gente burra e mentirosa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório