Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Governo deve apoiar "processo de adesão à UE e investigação sobre crimes"

A Assembleia da República aprovou hoje uma recomendação ao Governo da Comissão de Negócios Estrangeiros para que apoie o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia e uma investigação sobre os crimes de guerra alegadamente cometidos.

Governo deve apoiar "processo de adesão à UE e investigação sobre crimes"
Notícias ao Minuto

13:35 - 12/05/23 por Lusa

Política Assembleia da República

Este texto final, que teve por base projetos de resolução apresentados por PSD e PAN, foi hoje aprovado em votação final global, tendo contado com os votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, BE, PAN e Livre e o voto contra do PCP.

Com esta iniciativa, a Assembleia da República recomenda ao Governo que "apoie o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia e demais organizações nos domínios económico e de cooperação, no respeito pelos critérios de adesão".

Os deputados instam também o executivo a manifestar "o seu total apoio, inclusive no seio da União Europeia, à investigação iniciada pelo Procurador do TPI [Tribunal Penal Internacional] sobre os alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos na Ucrânia, bem como ao trabalho patrocinado pela Comissão de Inquérito do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para recolher e preservar provas de crimes de guerra e atentatórios dos direitos humanos".

É recomendado ainda ao Governo que "apoie junto das diferentes instâncias e organizações de que Portugal faz parte, o esforço conjunto da Organização das Nações Unidas e do TPI, no sentido da constituição de um tribunal penal especial que investigue e julgue os responsáveis pelo cometimento de crimes de guerra na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia".

O parlamento aprovou também um texto final de um projeto de resolução do PAN que recomenda ao governo que "condene o ecocídio e destruição ambiental que a Rússia está a provocar na Ucrânia" e "apoie a criação de uma plataforma internacional independente para avaliar os danos ambientais causados pela invasão russa da Ucrânia e fazer o levantamento das medidas de mitigação, reparação e restauro necessárias".

É recomendado também ao executivo que "apoie e se envolva ativamente em todas as iniciativas que visem a mobilização de fundos e tecnologias para a reabilitação de estações de tratamento de água e de águas residuais na Ucrânia".

Esta iniciativa mereceu os votos favoráveis de PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PAN e Livre, o voto contra do PCP e a abstenção do BE.

Leia Também: AR saúda Dia da Europa e realça firmeza da UE contra invasão da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório