Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 27º

Lula sem discurso na AR? "Fúria fascista e nacionalista que marca visita"

As palavras são da antiga deputada Joacine Katar Moreira, na rede social Twitter.

Lula sem discurso na AR? "Fúria fascista e nacionalista que marca visita"
Notícias ao Minuto

11:05 - 21/04/23 por Notícias ao Minuto

Política Joacine Katar Moreira

A antiga deputada Joacine Katar Moreira recorreu às redes sociais, esta sexta-feira, para comentar o facto de o presidente brasileiro, Lula da Silva, já não marcar presença na sessão solene na Assembleia da República no dia 25 de Abril.

"O presidente Lula já não deve discursar no dia 25 de abril, devido à fúria fascista e nacionalista que marca a sua visita a Portugal, o que lamento", lê-se, numa publicação na rede social Twitter.

Segundo Katar Moreira, o que já a preocupa na visita do presidente do Brasil "é a sua possível receção no Salão Nobre da Assembleia da República sem questionamento".

Recorde-se que o presidente brasileiro Lula da Silva já aterrou em Lisboa para uma visita oficial a Portugal, com uma agenda intensa, que inclui uma cimeira luso-brasileira, com assuntos da comunidade imigrante aguardará em debate, mas também com um negócio aeronáutico no horizonte. 

Lula estará em Portugal até 25 de Abril, dia em que se desloca para Madrid, e conta com uma convidada com um "número expressivo", com vários ministros, entre os quais da Cultura, Transportes, Saúde, Defesa, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Cidadania.

Nesse dia, o presidente brasileiro vai marcar presença numa sessão de boas-vindas no Parlamento, onde fará um discurso, antes da sessão solene comemorativa da revolução, na qual já não estará presente.

O momento do seu discurso poderá ser conturbado, uma vez que os partidos Iniciativa Liberal (IL) e Chega votaram contra a sua participação nas comemorações do 25 de Abril. A IL considerou que a conjugação das duas sessões no mesmo dia é uma "espécie de instrumentalização da data do 25 de Abril" e revelou que só irá fazer-se representar por um deputado na sessão de boas-vindas, enquanto que o partido de André Ventura pretende organizar uma manifestação.

Leia Também: Lula da Silva já chegou a Portugal para visita oficial de cinco dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório