Sessão com Lula "merecia a dignidade de ter um dia próprio", diz PSD
Toda a bancada do PSD marcará presença na sessão de boas-vindas a Lula da Silva.
© Getty Images
Política PSD
O líder da bancada parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, considerou, esta quarta-feira, que o presidente do Brasil, Lula da Silva, "merecia ter um dia próprio" na Assembleia da República, saudando, contudo, a decisão de não "misturar" a sessão de boas-vindas ao chefe de Estado brasileiro com a cerimónia solene de comemoração do 25 de Abril.
Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, Miranda Sarmento começou por notar que o PSD saúda "a vida do presidente do Brasil, um país muito importante nas relações com Portugal", bem como a realização de uma sessão solene com o mesmo.
"Apoiamos a decisão da sessão solene, o que dissemos foi o que essa sessão solene nunca poderia ser junto na sessão solene do 25 de Abril - e isso nem vai acontecer. E dissemos também que, preferencialmente, a sessão solene nem deveria ser no próprio dia 25 de Abril. Mas entendemos as razões de agenda e diplomáticas envolvidas", começou por dizer.
"Saudamos que não tenha havido a decisão de misturar a sessão solene do 25 de Abril com a sessão solene de receção ao presidente do Brasil. Temos pena que sejam as duas no mesmo dia, até porque a sessão solene com o presidente do Brasil ficará prejudicada, merecia a dignidade de ter um dia próprio. Mas, obviamente, o PSD far-se-á representar na sua totalidade da bancada nessa sessão solene de boas-vindas ao presidente do Brasil", vincou Miranda Sarmento.
Interrogado sobre o facto de alguns partidos, nomeadamente a Iniciativa Liberal, já terem contestado esta sessão solene de boas-vindas, referindo que não marcarão presença na mesma, o líder parlamentar social-democrata defendeu que não lhe "compete comentar" este tipo de questão, mas destacou que "partidos responsáveis, que pretendem ser governo", têm de "atender que há questões diplomáticas e que o Brasil é um dos parceiros mais importantes que Portugal tem".
Recorde-se que, após muitas dúvidas, Lula da Silva vai ter direito a uma sessão de boas-vindas no Parlamento durante o 25 de Abril, antes da sessão solene comemorativa da revolução.
A sessão de boas-vindas será às 10h, antes da cerimónia solene de comemoração do 25 de Abril, que está marcada para as 11h30.
[Notícia atualizada às 15h22]
Leia Também: IL contra Lula na AR. "Confirma-se a instrumentalização do 25 de Abril"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com