Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

IL contra Lula na AR. "Confirma-se a instrumentalização do 25 de Abril"

Rodrigo Saraiva reiterou a posição do partido. Apenas o líder parlamentar da Iniciativa Liberal vai estar presente na cerimónia solene.

IL contra Lula na AR. "Confirma-se a instrumentalização do 25 de Abril"
Notícias ao Minuto

14:02 - 12/04/23 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

O deputado da Iniciativa Liberal reiterou, esta quarta-feira, dia 12 de abril, a posição do partido contra a presença do presidente do Brasil, Lula da Silva, na Assembleia da República (AR) durante as comemorações do 25 de Abril.

De acordo com o parlamentar, o Chefe de Estado deve ser recebido na AR, "da forma protocolar como vai decorrer, mas noutro dia, até porque estará mais dias em Portugal por essa ocasião".

Perante a confirmação da presença de Lula da Silva no Parlamento, para uma sessão de boas-vindas, a Iniciativa Liberal apenas estará presente através do seu líder parlamentar.

"Estaremos formalmente presentes na sessão de boas-vidas, como em qualquer sessão quando se recebe um Chefe de Estado, mas estaremos apenas presentes pelo líder parlamentar. Infelizmente confirma-se esta espécie de instrumentalização da data do 25 de Abril ao conjugarem-se essas duas sessões no mesmo dia", realçou Rodrigo Saraiva.

Segundo o deputado, a posição do partido justifica-se pelo facto de, segundo a IL, o Brasil estar do lado errado na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

"Esta posição que temos com o Lula da Silva teríamos com o ex-presidente Jair Bolsonaro porque, neste momento, embora seja diferente o histórico destes dois presidentes, quando existe uma guerra a ocorrer em espaço europeu, a guerra que a Rússia está a fazer sobre a Ucrânia, o Brasil, quer através do atual presidente, quer através do seu antecessor, não têm estado do lado certo da história, não têm estado do lado da liberdade", atirou.

Leia Também: É oficial: Lula terá boas-vindas no Parlamento no dia 25 de Abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório