Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Líder PSD diz que há condições para aumentos dos funcionários consulares

 O líder do PSD, Luís Montenegro, defendeu hoje existirem condições para aumentos salariais pedidos pelos funcionários consulares, considerando que a redução do número destes trabalhadores tem atrasado o trabalho destas estruturas em França.

Líder PSD diz que há condições para aumentos dos funcionários consulares
Notícias ao Minuto

15:45 - 27/03/23 por Lusa

Política PSD

"Há condições para haver, efetivamente, uma discriminação positiva destes funcionários que estão deslocalizados e que vivem em territórios, [como] nos casos de França, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, onde a vida é extremamente cara", afirmou numa visita realizada ao consulado-geral de Portugal em Paris.

"O vencimento de um assistente técnico num consulado dá para pagar pouco mais do que a renda de uma casa", afirmou Luís Montenegro aos jornalistas.

O líder dos sociais-democratas está a realizar um périplo pela Europa, encontrando-se, desde domingo, na região de Paris, onde tem visitado a comunidade portuguesa, as instituições portuguesas em França e as estruturas do PSD no país, após já ter estado na Bélgica, no Luxemburgo e na Alemanha.

Questionado sobre a greve dos funcionários consulares e missões diplomáticas, cujo início está marcado para 03 de abril e cuja duração deverá ser de 13 dias úteis, o líder da oposição em Portugal defendeu um aumento salarial.

Segundo considerou, a subida dos valores salariais pode ser custeada pelo funcionamento dos próprios consulados, já que há um elevado número de pedidos processados por dia que são serviços pagos pelos emigrantes.

"Tem de haver valorização salarial, que é viabilizada por aquilo que são os emolumentos pagos pelos portugueses que procuram os serviços consulares", disse.

"A receita que os consulados conseguem fazer com os serviços que prestam é uma forma de fazer contas para contratar mais gente e pagar melhor às pessoas", indicou.

Par Luís Montenegro, há uma falta de competitividade dos serviços públicos no estrangeiro para atraírem pessoas qualificadas que tem levado a atrasos no atendimento em diferentes consulados.

"O que tem acontecido nos últimos anos é que muitos funcionários consulares e diplomáticos encontram ofertas de trabalho fora destes serviços bem mais apelativas e vão saindo e deixando desguarnecidos os nossos serviços e, com isso, avolumando trabalho e atrasando as diligências que as pessoas procuram", afirmou, lembrando que cerca de cinco centenas de pessoas por dia tentam ser atendidas pelo consulado de Paris.

O sindicato dos trabalhadores da Administração Pública no estrangeiro considera que a greve de 13 dias no mês de abril contra a ausência de respostas a questões fundamentais, como um novo mecanismo de correção cambial e a regulamentação dos trabalhadores do Instituto Camões no estrangeiro, vai levar a "um caos ainda maior nos consulados".

Leia Também: Montenegro quer regresso de emigrantes e bom acolhimento de imigrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório